Intervenção - Conceito, o que é, Significado

Dependendo do contexto da qual é empregada, a palavra intervenção apresenta diversos significados. Seu uso mais comum e amplo envolve a ação e o efeito de intervir algo, uma situação, um estado, entre outros.

Normalmente, neste sentido, é utilizada para explicar a interposição de uma autoridade em alguma área ou instituição que demanda uma ordem por força maior, perdida por alguma situação extraordinária.

Por exemplo, uma organização que sofre uma crise de poder interna e então a autoridade superior decide intervir com novas autoridades para rearmar sua ordem e, assim, assegurar o seu funcionamento

O estado ou poder de turno de uma nação costuma intervir de várias maneiras quando surge algum conflito dentro de sua região ou em uma região imediatamente vizinha.

Tipos de intervenções

Existem diferentes tipos de intervenções: a intervenção militar (também chamada de intervenção armada, é a que normalmente um estado realiza sobre um território estrangeiro, seja por simples ameaça ou ocupação, podendo ser permanente ou temporária e que na maioria das vezes exige uso da força); a intervenção diplomática (quando se dirigem representações orais ou escritas ao estado da qual intervém) e a intervenção federal (quando em um sistema de governo federal, o governo central assume a direção do governo de um ou vários governos autônomos).

A intervenção militar é uma ação muito comum e corrente que alguns estados realizam quando ocorre uma situação de conflito em algum lugar

Uma das mais recentes neste sentido e tristemente lembrada pelas vítimas foi a intervenção militar dos Estados Unidos no Iraque, como parte de sua luta contra o terrorismo jihadista e do governo tirânico de Saddam Hussein.

Por outro lado, a intervenção econômica, também chamada de intervencionismo, é a ação desenvolvida pela administração pública com o objetivo de regular ou redirecionar a atividade de outro sector público ou privado, estipulando novas normas ou realizando determinadas atividades no local. Naturalmente, uma intervenção deste tipo limita a autonomia que até o momento havia sido intervido.

O intervencionismo de características humanitárias costuma também ser estendido de um estado a outro, que por sofrer um estado complexo e grave demanda assistência para melhorar sua situação e de sua população.

Por exemplo, diante de uma catástrofe natural, uma guerra ou contextos de extrema pobreza.

Não só envia ajuda humanitária materializada em alimentos, remédios e assistência médica profissional, mas também aos fundos econômicos para poder ajudar em sua reconstrução.

Escritório que ocupa o interventor

O escritório que ocupa um interventor se chama intervenção.

Outro uso do termo entre os mais utilizados se refere a uma operação cirúrgica, praticada pelo campo da medicina por um profissional especializado, como é o cirurgião.

Operação que um cirurgião prática sobre um paciente

Quando uma pessoa apresenta certa dificuldade física, uma doença ou sofre um acidente que a deixa gravemente ferida, é comum que os médicos indiquem a intervenção cirurgia a fim de resolver a situação.

A intervenção pode ser planejada ou então realizada de maneira urgente diante de um acidente

Uma intervenção deste tipo é realizada especialmente em um lugar adaptado e conhecido como sala de operação, localizada dentro de um hospital ou centro de saúde.

Sempre que uma intervenção cirúrgica é realizada num lugar deste, o mesmo precisa estar preparado para atender com qualquer contingência que possa ter sucesso, uma vez que é dotado de equipamento especial.

Os cirurgiões e as enfermeiras são os profissionais da saúde que podem ser admitidos neste espaço.

Pode-se dizer que existem cirurgiões gerais que operam, por exemplo, hérnias, cistos, entre outras doenças, assim como os cirurgiões que se especializam em áreas do corpo humano que podem apresentar alguma complicação de saúde, como coração, artérias, útero, entre outras.

Por outro lado, existe a intervenção social que prevê a ação programada e justificada legalmente sobre um indivíduo ou grupo, dando ênfase especial a seus perfis psicoevolutivos com o objetivo de melhorar sua situação social.

Na área da arte, quando se fala de intervenção se refere a uma ação realizada por um artista sobre uma obra de arte anterior com a intenção de concluí-la ou modificá-la para adicionar um novo critério.

Imagem: Fotolia. Kadmy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: