Conduta - Conceito, o que é, Significado

CondutaDenomina-se conduta a um tipo de comportamento comum no tempo e que se relaciona com a personalidade apresentada. O comportamento pode ser bom ou mal dependendo das circunstâncias benéficas ou prejudiciais que ocorrem para outras pessoas. Quando um tipo de conduta ocorre em beneficio tanto para quem a mostra como para as outras pessoas, se refere a uma virtude. Em contrapartida, quando um tipo de comportamento tem consequências negativas para quem a mantém ou para terceiros, se refere a um vício. Outra maneira de mencionar uma conduta é através do conceito do hábito, ou seja, um comportamento que tem certa recorrência ao longo do tempo.

Moldar uma conduta por vezes não é fácil. De fato, o meio ambiente, os acontecimentos naturais e a influência das circunstâncias excepcionais fazem com que em determinadas ocasiões seja um verdadeiro problema em expressar as condutas mais convenientes. No entanto, seu desenvolvimento é extremamente importante, pois, de alguma forma está relacionada com o futuro da pessoa em questão. De fato, ter bons hábitos é essencial e de grande importância para que um ser humano se desenvolva da melhor maneira possível. A falha nessa tarefa e as consequências podem ser desastrosas. O intuito de gerar comportamentos positivos é denominado como pró-atividade e tem relação direta com a capacidade de gerar benefícios próprios como para as demais pessoas.

A conduta dos mais jovens pode ser considerada pelos pais como uma questão importante e certamente é. No entanto, na infância é necessário ter um raciocínio desenvolvido capaz de ter consciência da importância de vigiar os maus comportamentos, pode-se dizer que os fatores ambientais tem predominância importante na conduta que mostram as crianças. De fato, se uma criança cresce em um meio harmonioso e de apoio é mais provável que desenvolva uma conduta equilibrada. Caso contrário, pode mostrar problemas neste sentido, problemas que podem gerar consequências futuras se persistentes.

Finalmente, é importante salientar que a conduta que uma pessoa mostra no cotidiano tem grandes consequências na confiança que os outros a expressam. Neste sentido, qualquer comportamento que tem coerência entre o que se diz e o que se leva à prática implica no benefício e na geração de confiança.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: