Conceito » Cultura » Arte

Arte - Conceito, o que é, Significado

O teatro, a música, a dança, a arquitetura e o cinema são manifestações culturais que apresentam algo em comum, pois todas elas são formas de entender a arte. Neste sentido, cada arte é uma forma de expressão.

Um músico traduz seus sentimentos com as notas musicais, um pintor expressa suas emoções através das formas e das cores, já um escritor comunica suas ideias através das palavras. Não há uma única ideia sobre a arte, pois cada criador ou artista tem sua própria linguagem e estilo.

Diversas formas de classificação

Existem sete disciplinas artísticas consideradas clássicas: a arquitetura, a escultura, a pintura, a música, a dança, a literatura e o cinema. Outras formas de expressão são igualmente artísticas, mas não têm o mesmo reconhecimento na história da arte, como ocorre na fotografia, nas histórias em quadrinhos, na cerâmica ou na ourivesaria.

Qualquer manifestação de arte se enquadra dentro de uma corrente. Ao longo da história houve todo tipo de tendência criativa, como a arte gótica, a medieval, o impressionismo, o romantismo, o realismo e um sem fim de possibilidades. Cada corrente ou tendência faz parte de uma época, de uma cultura e de valores.

Questionar-se sobre o significado da arte aborda inúmeras respostas

Para alguns, trata-se de uma necessidade do espírito humano, sendo a estética a disciplina que estuda esta dimensão. Outros concebem cada obra de arte como se fosse um código que permite a comunicação com os demais.

Segundo algumas abordagens, cada expressão artística tem uma função específica e por isso há uma arte comprometida ou evasiva, com um propósito ritual, comercial, minoritário, tradicional, vanguardista, etc. Alguns argumentam que a arte é o ato onde o visível (o trabalho artístico) comunica o invisível. Costuma-se dizer, em certas ocasiões, que é uma espécie de salva-vidas psicológico. Outros afirmam que não faz sentido definir o que é, pois seu valor reside em ser algo inexplicável.

As fronteiras da arte

Embora existam diferentes formas de classificar a arte e algumas respostas sobre seu significado autêntico, é impossível delimitar suas fronteiras. A arte vai além das definições sobre sua verdadeira essência ou sobre o estudo acadêmico das diversas correntes ou estilos. Neste sentido, a arte está relacionada à vida em seu conjunto.

Vale lembrar que na linguagem corrente as pessoas falam sobre a arte do diálogo, do amor, da amizade e da cozinha. Por último, existe a arte de viver.

Imagem: Fotolia. sashazerg

Relacionados:

  1. Artista
  2. Artes Plásticas
  3. Belas Artes
  4. Dança
  5. Arte Figurativa
  6. Vanguarda
  7. Educação Artística
  8. Música Clássica
  9. Artes Cênicas
  10. Arte do Paleolítico