Arte do Paleolítico - Conceito, o que é, Significado

A arte do período paleolítico teve início na Idade da Pedra e terminou na Idade dos Metais. Este período faz parte da pré-história, uma etapa da humanidade que não consta testemunhas escritas (nesta época não havia escrituras). Até então os humanos já eram considerados homo sapiens e sabiam esculpir as pedras com habilidade, além de manipular as ferramentas de maneira rudimentar e criar formas artísticas.

Os estudiosos deste período denominaram as primeiras manifestações artísticas como arte rupestre, já que a pedra era o elemento principal para realizar as diferentes manifestações artísticas.

A Arte Móvel

Durante o Paleolítico os homens já fabricavam alguns utensílios destinados à ornamentação, como varo de mando ou pequenas figuras feitas de ossos

Estas criações eram chamadas de arte móvel e apresentam algumas características em comum: faziam parte da vida cotidiana e os homens podiam usar estes utensílios decorativos. A arte móvel do paleolítico não se refere a ferramentas empregadas como utensílios práticos (por exemplo, pedras esculpidas para caçar), mas sim a elementos que tinham uma função simbólica.

Do ponto de vista da história da arte, as criações de arte móvel são consideradas as primeiras representações plásticas. Quanto ao seu significado, os historiadores acreditam que, na maioria dos casos, estas figuras simbolizam alguma ideia (a fertilidade feminina, a proteção contra os perigos da natureza ou o desejo de um bom dia de caça).

A Arte Parietal

Assim como a arte móvel se refere à escultura, a arte parietal está relacionada à pintura

O homem paleolítico já desenhava e pintava sobre diversas superfícies (lascas de madeira, peles ou pedras). No entanto, as únicas pinturas que restaram foram realizadas nas cavernas e essas criações eram conhecidas como arte parietal.

Para fazer seus desenhos, utilizavam seus próprios dedos como pincéis e as cores eram feitas através da combinação do sangue e da gordura animal, misturados com resina e obtidos dos troncos das árvores. O tema principal dos artistas era o mundo da caça e suas obras representavam as façanhas de grandes caçadores que enfrentavam javalis, bisões, entre outros animais selvagens.

Imagem: Fotolia. Leh

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: