Conceito » História » A Noite Estrelada (Arte)

A Noite Estrelada (Arte) - Conceito, o que é, Significado

Esta obra impressionista do holandês Vincent Van Gogh foi pintada em 1889. Quem a observa pode sentir-se fascinado por sua coloração intensa, pela lua brilhante ou pelo seu céu estrelado repleto de hipnotismo. Na atualidade "A Noite Estrelada" está no Museu de Arte Contemporânea de Nova York e é contemplado por milhares de visitantes a cada ano. Hoje em dia ninguém se atreve em discutir a qualidade do seu trabalho, mas durante sua vida praticamente ninguém reconheceu seu valor como criador.

A situação pessoal de seu criador traz informação relevante

Van Gogh (1853- 1890) era um homem atormentado que sofreu graves crises de depressão, alucinações e ataques de epilepsia. Seu trabalho passava praticamente despercebido e economicamente dependia do seu irmão Theo. Por causa de sua situação física, emocional e econômica precária decidiu entrar no asilo francês de Saint-Remy. Durante este período encontrou certa paz de espírito que lhe permitiu desenvolver seu trabalho. Um dos detalhes que mais lhe chamou a atenção era a vista que tinha da janela do seu modesto quarto.

Ao entardecer observava o pôr do sol em todo seu esplendor, assim, esta imagem impressionante resultou finalmente na famosa pintura "A Noite Estrelada". A paisagem que observava foi pintada em muitas versões: na várias horas do dia, com chuva ou com personagens diferentes. No entanto, as noites estreladas eram as que chamavam realmente a atenção.

Os responsáveis pelo asilo não o deixavam pintar em seu quarto, por isso "A Noite Estrelada" foi pintada através de uma combinação de sua memória e os esboços realizados no exterior.

Interpretações possíveis apreciadas

As imagens que aparecem na "A Noite Estrelada" causaram todo tipo de interpretação. Dizem que as estrelas simbolizam seu passado religioso, que o céu com espirais é um reflexo de sua mente atormentada, que os ciprestes apresentados representam a ideia da morte e que a pequena aldeia do quadro está relacionada à sua terra natal.

A leitura de suas cartas revela que Van Gogh era um homem passional, por isso a obra "A Noite Estrelada" pode ser interpretada como uma manifestação de seu estado de espírito durante sua estadia no asilo em Saint-Remy.

Um fato curioso sobre esta obra é que ele mesmo, o próprio Van Gogh, tinha uma opinião negativa sobre ela. Esta informação é conhecida pela correspondência que mantinha com seu irmão Theo.

A imagem hipnótica do céu noturno também aparece em outras de suas pinturas, como "O terraço à noite", "A igreja de Aurves" ou "Noite estrelada sobre o Ródano".

Imagem: Fotolia - matiasdelcarmine

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: