Arte Rupestre - Conceito, o que é, Significado

As primeiras manifestações artísticas das quais há algum registro foram realizadas em pedra. Assim, esta prática é conhecida como arte rupestre. Este termo vem do latim rupes, que significa pedra ou rocha. Em outros termos, o conceito arte rupestre se refere a qualquer criação artística feita sobre pedras.

O contexto arte rupestre e as primeiras criações artísticas

Esta maneira de entender a arte se estendeu em três períodos: paleolítico, mesolítico e neolítico. Cronologicamente, o paleolítico abrange dois milhões anos antes da nossa era até os 1000 a.C., o mesolítico foi um período de transição entre os 10000 e 7000 a.C. e o neolítico ocorreu durante os 3000 anos seguintes. Durante este longo período, o ser humano era nômade e os grupos de indivíduos dependiam da caça e da colheita. A partir do mesolítico começou a desenvolver a agricultura e surgiram os utensílios mais sofisticados.

A Venus de Willendorf está datada no ano de 20000 anos a.C. Trata-se de uma pequena estatueta em pedra na qual uma mulher aparece com seus largos quadris e grandes peitos, com o intuito de simbolizar a fertilidade. As características desta figura sugerem que o homem da pré-história tinha uma dimensão pragmática da arte, a representação da fertilidade era uma forma de expressar o desejo de uma maior descendência. Na cova de Lascaux, na França, podem ser encontradas representações pintadas em carvão e pigmentos de touros, bisões e figuras humanas, com utensílios de caça e interpretando um relato das cenas da vida cotidiana. Estes exemplos de arte rupestre permitem ilustrar os dois principais conceitos desta arte: o imaginário e o real.

Arte rupestre pré-colombiana no continente americano

As primeiras manifestações de arte rupestre pré-colombiana tem data superior aos 10000 anos e esta forma de entender a arte foi desaparecendo com a chegada dos europeus à América.

As principais criações são as imagens gráficas, pinturas rupestres e geoglifos. As formas e figuras que aparecem nas rochas não devem ser entendidas como desenhos decorativos, mas sim como forma de representar a comunicação da cultura pré-colombiana. As rochas com pinturas são ainda um enigma, pois se desconhece seu verdadeiro significado. No entanto, os especialistas acreditam que provavelmente (nessas rochas) eram contadas históricas mágicas, mitos populares e aspectos próprios da cultura coletiva dos povos indígenas.

Imagem: Fotolia - Pascal Rateau

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: