Conceito » Cultura » Arte Figurativa

Arte Figurativa - Conceito, o que é, Significado

Embora haja muitas definições sobre a ideia de arte, é claro que o que se busca é a emoção do observador. Através de imagens e representações são transmitidas ideias, valores e abordagens estéticas.

As imagens podem ser de dois tipos: as que se aproximam da realidade e as que estão distante. A arte ou imagem figurativa se refere a qualquer obra de criação conectada ao mundo real, com aquilo que pode ser observado.

Imagem figurativa versus imagem não figurativa

A primeira é aquela que se parece com algo do mundo real. Assim, o retrato de uma pessoa com características definidas, um natureza-morta naturalista ou uma paisagem realista são alguns exemplos de arte figurativa.

Algumas correntes artísticas são expressões desta forma de entender a arte, como o realismo, o expressionismo ou a arte primitiva. Em todas elas a natureza é de certa forma imitada. Consequentemente, nas artes figurativas, as criações são claramente identificadas para o observador. Esta forma de apresentar uma obra artística se baseia num princípio geral: a arte imita a natureza.

A imagem não figurativa não se encaixa com o mundo observável, pois se trata de uma representação não real num sentido estrito. Desta maneira, no lugar de registrar algo objetivo, cria-se algo a partir da subjetividade do artista. Nesta forma de expressão, as linhas, as formas e as cores de uma pintura não se conectam com o tema exposto, uma vez que o artista projeta seus pensamentos e emoções afastando-se da representação da própria realidade.

A arte abstrata em suas diversas correntes é a tendência mais representativa deste modo de entender a arte.

O problema das definições na hora de expressar tudo o que relacionado à beleza

Todos nós temos uma ideia do que é arte, mas fica difícil oferecer uma definição conclusiva. No entanto, quando há um consenso em relação à certa questão: trata-se de uma necessidade humana.

Ao mesmo tempo, qualquer obra de criação tem como objetivo o prazer estético

A disciplina que estuda a beleza é a estética. Pode-se dizer que algo é considerado lindo porque lhe damos um valor determinado. Tanto a arte figurativa quanto a não figurativa são duas formas de entender a beleza. Os artistas figurativos enfatizam a dimensão externa e objetiva de tudo o que nos rodeia, enquanto que os não figurativos destacam o lado subjetivo da beleza.

A estética procura dar respostas a todas essas perguntas associadas à ideia de beleza. Entre elas estão: percebemos o belo através das emoções ou através da inteligência? Existe a beleza por si só ou somos nós que a criamos? O gozo estético é um prazer intelectual produto da reflexão ou uma satisfação puramente sensorial?

Imagem: Fotolia. jy cessay

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: