Conceito » Cultura » O Grito (Arte)

O Grito (Arte) - Conceito, o que é, Significado

Esta obra do pintor norueguês Edvard Munch foi pintada em 1893, provavelmente, é uma das imagens mais conhecidas da história da arte. O quadro foi pintado depois de uma experiência pessoal que o próprio artista descreveu em seu diário íntimo como intensa, estranha e enigmática. Munch realizou mais de 100 versões diferentes entre gravuras, desenhos e litografias.

“O Grito" surpreendeu pelo seu pequeno tamanho e pela imagem perturbadora que transmite ao observador. Neste sentido, pode-se dizer que é um símbolo da ideia de medo. Nesta obra aparecem os seguintes elementos: uma grade, um fiorde, uma igreja, nuvens flamejantes e um personagem central que coloca as mãos no rosto ao mesmo tempo em que emite um grito de dor e desespero.

À primeira vista, o quadro pode transmitir a ideia de ser pintada de uma forma precipitada e com um ímpeto de loucura. No entanto, Munch esteve mais de três anos pensando sobre o seu projeto.

Interpretação da obra

A avaliação pictórica desta obra não pode ser separada da vida de Munch, um homem que viveu atormentado pela influência da figura paterna e porque na sua adolescência viu a morte de grande parte dos seus entes queridos. Como o resto de sua produção, "O Grito" aborda os sentimentos trágicos que afligem o ser humano.

Alguns historiadores da arte afirmam que esta obra está inspirada pela imagem de uma múmia peruana, vista por Munch há muito tempo em um museu de Paris.

Dados curiosos que surpreendem:

- O lugar que aparece esta obra é totalmente real, pois se trata de um mirante que fica sobre a cidade de Oslo. Nota-se que próximo ao mirante havia um hospício e um matadouro, onde era possível ouvir os gritos dos pacientes e dos animais sacrificados.

- Além do seu passado trágico, deve-se destacar que na época em que pintou "O Grito", Munch estava profundamente apaixonado por uma mulher casada e seu amor não correspondido o levou ao alcoolismo.

- No canto superior direito do quadro há um curioso grafite na qual é possível ler o seguinte: esta obra só poderia ser pintada por um louco. Na parte direita inferior aparecem manchas de respingo de cera de vela e há algumas pistas que indicam que Munch se arrependeu do resultado final.

- Seu título inicial era outro, "O Desespero", mas quando Munch descobriu que as pessoas reagiram negativamente decidiu mudar.

- Após a primeira exposição, críticos de arte consideraram uma obra sem nenhum valor artístico. No entanto, as pessoas deram um voto de confiança e logo "O Grito" se tornou um ícone do século XX.

Imagem: Fotolia - Nanisimova

Relacionados:

  1. A Noite Estrelada (Arte)
  2. Guernica (obra)
  3. A Última Ceia (Pintura)
  4. Artista
  5. Arte Figurativa
  6. Iconologia
  7. Afresco (Arte)
  8. Expressionismo
  9. Pintura de Gênero
  10. Mona Lisa (A Gioconda)