Conceito » Cultura » Pintura Abstrata

Pintura Abstrata - Conceito, o que é, Significado

A pintura é uma das artes plásticas que desde a Idade da Pedra até o presente momento não parou de evoluir em relação às suas técnicas, temáticas e correntes criativas. A pintura abstrata é uma corrente pictórica que teve início no século XX no contexto da vanguarda artística.

Principais características do movimento abstrato

A característica principal deste movimento consiste na representação refletida na tela não definida com critérios objetivos e convencionais, portanto, a interpretação do que se vê não é evidente. Assim, o que se representa não é o mundo das aparências, mas sim as ideias abstratas que vêm do mundo interior do artista.

O artista abstrato expressa suas ideias e sentimentos através de cores e formas que não correspondem ao mundo real. Desta maneira, não há uma representação figurativa, mas sim uma linguagem visual de cores e formas que tem o seu próprio significado.

O objetivo da pintura não é reproduzir algumas imagens, mas sim transmitir emoções a partir de manchas, linhas e cores. Neste sentido, as cores comunicam sentimentos (por exemplo, o vermelho transmite energia) e as formas expressam ideias (por exemplo, o círculo pode simbolizar a perfeição).

Perspectiva histórica

Antes do aparecimento das primeiras manifestações da pintura abstrata, os artistas do simbolismo do final do século XIX acreditavam na existência de uma realidade profunda na própria realidade. No entanto, os historiadores de arte consideram que o verdadeiro pai da pintura abstrata é o russo Vasili Kandiski (1866- 1944), que na década de 1910 deu seus primeiros passos na abstração e se distanciou dos esquemas pictóricos tradicionais.

As imagens de suas telas eram inspiradas na fusão das percepções sensoriais, onde a música, a visão e a audição estavam muito presentes em suas obras. As Obras de Kandinsky estão repletas de simbolismo, do seu próprio universo emocional e de um espírito místico. As primeiras criações de Kandiski foram consideradas simples garranchos e sua arte foi avaliada como uma tendência degenerada, mas ao longo do tempo a abstração na pintura se consolidou como uma tendência artística que não deixou de evoluir até nossos dias.

O movimento abstrato na pintura apresenta versões e tendências diferenciadas: o predomínio das formas geométricas no cubismo, o expressionismo abstrato baseado no conceito de superfície e cromatismo ou o surrealismo abstrato caracterizado pelo automatismo puro e o papel do inconsciente na obra pictórica.

Imagem: Fotolia. Carola Vahldiek

Relacionados:

  1. Abstrato
  2. Arte Figurativa
  3. Hiper-Realismo
  4. Pintura de Gênero
  5. Pintura do Realismo
  6. Artes Plásticas
  7. Expressionismo
  8. Vanguarda
  9. Natureza-Morta
  10. Pós-Impressionismo