Conceito » Ecología » Arquitetura Biológica

Arquitetura Biológica - Conceito, o que é, Significado

Cada vez que há mais consciência ecológica e ambiental sobre a importância de proteger o meio ambiente para proteger também a qualidade de vida do ser humano que está em constante desenvolvimento. Sem dúvida, as edificações construídas nas grandes populações são um exemplo de como, em certas ocasiões, perde-se o equilíbrio entre o ambiente natural e as construções.

Um lar de harmonia

Por esta razão, surgem novas disciplinas que colocam seu foco precisamente nesta questão. Potencializar os valores saudáveis na arquitetura para que construir não seja um sinônimo de destruição do ambiente natural. Os especialistas em arquitetura biológica buscam o equilíbrio sustentável de construir edifícios que respeitem o ambiente, pois isso seria um bem para o próprio ser humano.

Por este motivo, a casa dos sonhos é aquela que não cumpre apenas um critério estético, mas também do meio ambiente, pois é enorme o impacto de hábitos de construção com uma finalidade pouco positiva.

Este conceito de arquitetura procura resolver esse conflito permanente entre o ser humano e seu entorno, mostrando que a verdadeira chave para o sucesso é encontrar um denominador que traga benefício para ambos os elementos desta equação.

Arquitetura sustentável

Graças a um projeto sustentável, as pessoas podem ter um lar feliz para sentir-se totalmente desenvolvida como ser humano e criar a casa dos seus sonhos em um ambiente de bem-estar, assim como pode estar localizada em um lugar que lhe oferece uma bela vista. Sem que sua casa prejudique a paisagem de alguma forma.

Há muitos elementos a serem estudados antes de iniciar o processo de construção. Além de especificar o local, é importante utilizar materiais de boa qualidade e que respeitem o meio ambiente, da mesma forma que integra as fontes de energia natural.

Por exemplo, o arquiteto biológico pode decidir qual é a melhor direção para uma moradia aproveitar as energias naturais. E isso depende de certos fatores como o sol ou a direção do vento. Muitos dos materiais utilizados nesse tipo de construção não são tóxicos e, portanto, graças a sua essência cuidam do meio ambiente.

A arquitetura sustentável se adapta perfeitamente às necessidades do ser humano do século. Uma sociedade em constante desenvolvimento, mas que para ser verdadeiramente humana, deve cuidar do planeta.

Imagem: Fotolia. Moyseeva Irina

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: