Conceito » Cultura » Classicismo

Classicismo - Conceito, o que é, Significado

Como movimento artístico o conceito classicismo pode ser aplicado à arquitetura, música, pintura, escultura e à maioria das correntes estéticas. Do ponto de vista histórico, houve dois grandes períodos clássicos: na Grécia e na Roma antiga e, por outro lado, na Europa durante o século XVIII.

O mundo clássico da Grécia e de Roma

A civilização greco-romana representa o paradigma do Classicismo. Do ponto de vista estritamente artístico, foi na escultura e na arquitetura que se desenvolveram os principais ideais deste movimento. Escultores como Fidias e Miron, no século V. a. C, criaram estátuas de deuses e heróis da mitologia que se destacam na harmonia dos movimentos e proporções. Na arquitetura, o Parthenon de Atenas dedicado à deusa Atena é a síntese do classicismo.

O Classicismo do século XVIII

No contexto histórico e cultural do Iluminismo, os criadores se inspiraram nos modelos e valores estéticos do mundo clássico da Grécia e de Roma, assim como no desejo de uma razão que elimine qualquer tipo de obscurantismo. Assim, neste período, a música é apresentada em melodias simples, elegantes e com uma estrutura ordenada (Beethoven, Mozart e Haydn estão entre os três representantes mais significativos deste movimento). O teatro recupera a tragédia, a sátira e a comédia greco-latina através de autores como Molière e Racine.

A pintura resgata os mitos gregos e romanos para transmitir um ensinamento moral sobre a técnica que predomina a simetria (o francês Jacques-Louis David, o inglês Thomas Gainsborough e o italiano Annibale Carracci são três exemplos ilustres do Classicismo na pintura). Os arquitetos do século XVIII reagiram contra os valores estéticos do barroco e deram prioridade à funcionalidade e simplicidade, duas questões que se inspiram nas abordagens racionalistas da época.

O termo Classicismo na história da arte tem vários sentidos

Este conceito pode ser entendido de várias formas:

1) em oposição ao Romantismo;

2) em relação a qualquer proposta estética inspirada nos valores da Grécia e de Roma;

3) para referir-se aos ideais de perfeição em qualquer manifestação artística;

4) para referir-se aos valores tradicionais da civilização ocidental.

Enfim, quando usamos o termo classicismo é necessário definir sobre o que estamos nos referindo.

Imagem: Fotolia. Renata Sedmakova

Relacionados:

  1. Romantismo
  2. Neoclassicismo
  3. Música Clássica
  4. Neoclássico
  5. Vanguarda
  6. As Três Ordens Gregas
  7. Estética
  8. Arquitetura Gótica
  9. Proporção
  10. Século das Luzes