Conceito » Ciência » Idade Biológica e Cronológica

Idade Biológica e Cronológica - Conceito, o que é, Significado

A base da idade cronológica é determinada pela data de nascimento de um indivíduo. Pelo contrário, a idade biológica se refere ao estado de saúde, ou seja, às condições das células, dos tecidos e dos órgãos de uma pessoa.

Esta diferença entre uma e outra é expressa nas pessoas que parecem ter uma idade, mas na verdade têm outra muito diferente. Quando alguém diz que uma pessoa de 70 anos parece uma criança, significa que apesar da idade que tem parece ser mais jovem.

A verdadeira idade do organismo

Através da maquiagem, do vestuário e da cirurgia estética é possível obter uma aparência mais jovem e esta circunstância favorece logicamente a autoestima. No entanto, a verdadeira idade do organismo é medida a partir da avaliação dos órgãos internos e estruturas do corpo: artérias, ossos, estado da pele, capacidade pulmonar, etc.

Em outras palavras, a "carroceria" de um indivíduo pode parecer muito boa, mas seu "motor" pode apresentar algumas deficiências significativas.

Para avaliar a idade biológica, utiliza-se uma série de marcadores fisiológicos do envelhecimento, tais como o hormônio de crescimento, o hormônio tireoidiano e o funcionamento do sistema imunológico. Do ponto de vista da saúde, a idade biológica é muito mais importante que a idade mostrada no documento de identidade.

Por outro lado, existem alguns indicadores psicológicos que também estão relacionados à idade biológica. A curiosidade intelectual e a ilusão de viver são aspectos que influenciam a idade mental de uma pessoa. Na verdade, há existem velhos com espírito jovem e jovens com uma mentalidade de velho.

O papel do relógio biológico e alguns fundamentos para alcançar a longevidade

Todos os seres vivos contam com um relógio interno que regula o sono, a temperatura corporal, os processos celulares e, logicamente, o processo de envelhecimento. Embora o envelhecimento seja irreversível, é possível retardá-lo levando uma vida saudável e evitando certos excessos.

Para alcançar uma idade mais longa e com boa qualidade de vida, os especialistas recomendam algumas orientações. Aconselha-se realizar uma atividade física periódica e adaptada à idade cronológica do indivíduo.

Da mesma forma, recomenda-se evitar o abuso de álcool, drogas, alimentos gordurosos e pré-cozidos. Uma vida regrada, ativa e um espírito jovem são alguns dos fatores que favorecem uma expectativa de vida mais longa.

Por último, dormir bem e respeitar as horas suficientes de sono são um hábito que melhora a regeneração celular do organismo.

Imagem: Fotolia. Elenarts

Relacionados:

  1. Bar Mitzva
  2. Idade da Pedra
  3. Jovem
  4. Gerascofobia
  5. Antiguidade Tardia
  6. Colágeno
  7. Crise da Meia-Idade
  8. Contemporâneo
  9. Medicina Estética
  10. Inteligência