Pilar - Conceito, o que é, Significado

Este nome de mulher tem por sua vez uma devoção mariana e conta com vários usos e significados.

Como elemento de suporte

Na arquitetura e no campo da construção em geral o pilar é um elemento de suporte normalmente utilizado na construção de edifícios, pontes e de todo o tipo de estrutura. Os pilares podem ser classificados de acordo com o tipo de material, podendo ser de metal, aço, madeira ou pedra. Do ponto de vista da funcionalidade, a maioria dos pilares serve de apoio ou suporte para uma edificação manter-se firme, mas há também pilares de tipo decorativo, como as cariátides. No que diz respeito ao seu formato, os pilares podem ser retangulares, quadrados, octogonais ou circulares.

O tipo de pilar mais conhecido na arquitetura é a coluna e dentro da história há várias variantes: as colunas romanas, gregas, egípcias e do renascimento. Por outro lado, o pilar pode servir como qualquer elemento de apoio.

Num sentido figurado

Do ponto de vista da construção, o pilar é um elemento essencial, pois sem ele a estrutura de um edifício não se fixaria. Esta ideia é muito sugestiva, consequentemente é óbvio que a palavra pilar pode ser usada em um sentido figurado.

Tudo aquilo que cumpre uma função chave em um assunto pode ser considerado um pilar, ou seja, algo essencial e fundamental. Desta forma, o melhor jogador de um time ou o líder de um grupo são personagens de difícil substituição, portanto, são considerados o pilar da equipe.

Pilares da sociedade

O conceito sociedade envolve um conjunto de pessoas, as relações entre si e uma série de sistemas organizacionais. Neste sentido, há elementos da sociedade que têm valor único e são considerados como um pilar próprio da sociedade.

Há um consenso generalizado na hora de aceitar que a família, a escola, a saúde e a justiça são os pilares de uma sociedade. Vamos imaginar, por exemplo, que o sistema educacional de um país não funciona corretamente. Esta circunstância poderia trazer consequências de todos os tipos (todos negativos), portanto, é obvio que a educação é um dos pilares da sociedade.

Imagem: Fotolia. LinaTruman

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: