Área Verde - Conceito, o que é, Significado

O conceito área verde apresenta vários usos diferenciados. Entretanto, de qualquer forma se refere a um tipo de espaço delimitado que apresenta particularidades diferentes em outros espaços.

Os urbanistas planejam o crescimento das cidades através de critérios racionais

Deve-se destacar que milhares ou milhões de pessoas que habitam uma cidade possuem necessidades diárias bem diferenciadas. Uma dessas necessidades consiste em desfrutar de um espaço aberto com elementos do ambiente natural (trilhas, árvores, vegetação, etc.). Estes espaços são conhecidos como áreas verdes e neles os cidadãos podem experimentar certa tranquilidade e afastar-se do próprio estresse das grandes cidades. Em uma área ou espaço verde é possível realizar todo tipo de lazer e atividades recreativas, como ler um romance na sombra de uma árvore, passear com o cachorro, praticar esportes ao ar livre, entre outros.

Na terminologia militar

Nos conflitos armados existem áreas extremamente perigosas e outras em que o perigo diminui. Estas últimas são conhecidas como áreas ou zonas verdes. Tratam-se especialmente de territórios protegidos cujo perímetro incorpora medidas de segurança extremas.

A sinalização do espaço e das cores

Em uma cidade, aeroporto ou mapa aparecem elementos de informação bem diferenciados. Para que a informação seja clara e fácil de interpretar, são utilizadas cores com um significado particular. Em geral, cada cor está associada a uma ideia. O vermelho normalmente indica proibição, o amarelo é um sinal de alerta, o azul denota obrigatoriedade e o verde tem conotações positivas, pois é a cor da esperança.

Na verdade, em algumas cidades, as áreas verdes são aquelas onde é permitido estacionar o carro e em alguns aeroportos as zonas verdes servem para sinalizar a sala de espera ou para indicar que um lugar está destinado ao lazer e ao descanso de passageiros. Em relação às normas de segurança, a cor verde de uma área geralmente comunica que é um lugar totalmente seguro.

O verde do ponto de vista da psicologia

Está demonstrado que a cor de um produto é determinante para os consumidores. E todos sabem que o uso de uma cor ou outra que vestimos expressa nosso estado de espírito.

O verde está associado à natureza e ao ecológico, assim como à ideia de frescor e boa saúde. Se o verde é intenso transmite abundância e se for claro sugere tranquilidade.

Imagem: Fotolia. subinpumsom

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: