Gringo - Conceito, o que é, Significado

A palavra gringo é de uso comum na América Latina. Normalmente é empregada num sentido pejorativo para referir-se aos estrangeiros, especialmente aos norte-americanos. Desta maneira, qualquer indivíduo, música ou manifestação cultural dos Estados Unidos recebe o qualificativo de gringo. Trata-se de um termo com conotações negativas, que se enquadra dentro das posições antiamericanas de alguns contextos sociais da América Latina.

O debate sobre sua origem

Não existe uma versão única sobre a sua origem. Para uns, o termo gringo vem da rejeição social dos mexicanos diante da presença das tropas norte-americanas em seu território durante o século XIX (os soldados norte-americanos usavam a cor verde e se unirmos o "green" mais o "go", que significa ir, formaremos a palavra gringo, que literalmente significa "vamos verde").

A segunda interpretação se refere ao fato de que o inglês greek (grego) é usado para referir-se a uma língua estranha (no inglês ao invés de dizer que uma palavra soa como chinês, costuma-se dizer que soa como grego, "it sounds greek to me"). Afirma-se também que antigamente havia um diretor de uma empresa de bananas, com o sobrenome Green, que foi enfrentado por seus empregados com o grito "green go". Outras fontes afirmam que o termo gringo foi usado pela primeira vez na Espanha, no século XVIII, para referir-se aos estrangeiros que não dominavam bem o espanhol.

De acordo com outra versão, durante a guerra entre o México e os Estados Unidos, no século XIX, as tropas americanas cantavam uma canção com o refrão que dizia "Green Grow the Lilacs" (os verdes crescem os lilás) e os mexicanos se tornaram "green grow" em gringo. Por último, alguns acreditam que gringo é uma deformação da palavra “gregueria” uma palavra em desuso originalmente usada para referir-se a uma reunião de muitas pessoas que falavam, mas não se entendiam, posteriormente, este termo foi usado para referir-se a um gênero literário surgido na Espanha e criado por Ramón Gomez de la Serna. Como podemos ver, a palavra gringo apresenta uma etimologia incerta e com todo o tipo de interpretação.

Gringos, gabachos e guiris

A palavra gringo nos faz lembrar uma realidade: o estrangeiro tem sido valorizado historicamente de maneira pejorativa. Assim, na Espanha, emprega-se o termo gabacho para referir-se aos franceses e os turistas são chamados de guiris (todos de forma depreciativa). Este costume é milenar, uma vez que não podemos esquecer que os gregos da Grécia Antiga chamavam de metecos todos aqueles que não eram gregos.

Imagem: Fotolia. michaeljung

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: