Conceito » Saúde » Triagem

Triagem - Conceito, o que é, Significado

É um termo francês utilizado na área da gestão internacional de saúde. Mais especificamente, é um sistema de seleção e classificação para determinar as prioridades dos pacientes no serviço de emergências. Assim, através da triagem há um critério objetivo para determinar quais pacientes devem ser atendidos em primeiro lugar no serviço de urgências.

A avaliação da triagem é realizada por um médico, que avalia os sintomas de cada paciente. Deve-se destacar que não se trata de um diagnóstico médico, mas sim de estabelecer prioridades através da avaliação dos sintomas.

Critérios gerais da triagem

A triagem é de grande utilidade para identificar a gravidade de uma urgência médica. O importante nesta avaliação inicial é determinar se o paciente corre algum tipo de risco vital. Ao mesmo tempo, o exame inicial traz uma ideia geral sobre o tempo máximo que um paciente pode esperar para ser atendido.

Como regra geral, se dá prioridade de cuidados médicos às pessoas com mais de 65 anos, mulheres gestantes, crianças de colo e pessoas com algum tipo de deficiência.

A classificação da triagem é determinada segundo o uso das quatro cores: vermelho, amarelo, verde e branco.

- O vermelho é aplicado em pacientes que se encontram em uma situação de perigo de vida e precisam ser atendidos imediatamente, por exemplo, pessoas com ataque epiléptico, com parada cardíaca, fratura, algum acidente grave, parto iminente ou tentativa de suicídio.

- Em um nível menor de urgência, a cor amarela corresponde aos pacientes que apresentam uma situação de emergência com risco de vida e que podem desenvolver complicações a qualquer momento, como sintomas de febre com tosse, algum corpo estranho nos olhos ou no ouvido, dor de cabeça com outros sintomas associados, sinais de infecção causados por alguma ferida ou mulheres grávidas com sangramento.

- A cor verde é utilizada para identificar pacientes com algum tipo de problema de saúde e que não representem perigo a sua integridade física, portanto, seu atendimento não é urgente, por exemplo, em casos de diarreia sem desidratação, sintomas de alergias, doenças crônicas, espasmos musculares, tosse ou mal-estar.

- A cor branca é usada em pacientes com doenças menos graves ou crônicas, mas que comparecem ao setor de urgências, como resfriados comuns, flatulências, cólicas menstruais ou prisão de ventre.

Imagem: Fotolia.

Relacionados:

  1. Audiometria
  2. Anestesia Geral e Local
  3. Propedêutica
  4. Receita Médica
  5. Exame de Papanicolau
  6. Psicocirurgia
  7. Dermatoscopia
  8. Lista de Espera
  9. Anatomia Patológica
  10. Histórico Clínico