Conceito » Ecología » Esmeralda

Esmeralda - Conceito, o que é, Significado

O termo esmeralda vem do latim smaragdus e se trata de um mineral com coloração verde brilhante e transparente. É considerada uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo das joias (a intensidade da sua cor está diretamente relacionada ao seu preço). Seu alto valor de mercado faz com que a esmeralda seja considerada popularmente como "ouro verde". Em alguns países, sua exploração está associada a todo tipo de conflito e interesse social, por isso que se fala da "guerra verde", como acontece em alguns territórios da Colômbia.

Este mineral é formado de silicato de alumínio e berílio, possui uma dureza de 7,5 sobre 10 segundo a escala Mohs 10 e sua cristalização é hexagonal. Sua cor característica é produzida por duas substâncias, o cromo e o vanádio. Os profissionais que se dedicam a esta joia criaram um corte especial: o corte esmeralda.

Produção mundial e exploração mineira

A Colômbia tem 90% da sua produção mundial e os 10% restantes pertencem à Rússia, África do Sul e Rodésia. As minas mais famosas se encontram normalmente nas montanhas e sua exploração se realiza a céu aberto ou por um sistema de etapas que segue a linha da esmeralda. Encontrar esmeraldas é um trabalho árduo, pois são extraídas em territórios com altas temperaturas e abaixo da terra.

Para sua extração são utilizados vários métodos: de forma manual são usadas picaretas e pás, através de máquinas ou até mesmo com cargas explosivas para produzir fendas nas rochas.

As condições de trabalho dos mineiros são geralmente muito precárias. Neste sentido, milhares de crianças estão envolvidas nesta atividade e esta circunstância gera o analfabetismo, a exploração e uma evidente violação dos direitos humanos.

Sua dimensão histórica e simbólica

No Egito Antigo este mineral já era valorizado por sua beleza única e como símbolo que representava a eternidade. Neste sentido, acredita-se que Cleópatra tinha grande carinho por esta pedra preciosa. Os povos incas a consideravam uma pedra sagrada e com a chegada dos espanhóis ao território da atual Colômbia, a esmeralda se tornou uma pedra altamente valorizada para comercialização nos mercados europeus.

Do ponto de vista simbólico, este mineral está associado à boa sorte e em algumas culturas se acredita que o portador de uma esmeralda é imunizado contra a epilepsia.

Aqueles que acreditam na conexão entre os minerais e o espírito humano, afirmam que as esmeraldas são eficazes para combater a ansiedade, reduzir os medos e melhorar a saúde em geral.

Imagem: Fotolia. Viktoriia Protsak

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: