Conceito de Aposentadoria

AposentadoriaEntendemos por aposentadoria o ato na qual uma pessoa deixa de trabalhar ativamente para passar a última etapa de sua vida de maneira descansada e livre. A aposentadoria é entendida hoje em dia como um direito de todo trabalhador, uma vez que implica a prevenção social de investir dinheiro para o futuro, ação em que o Estado é responsável.

Até pouco tempo atrás, a aposentadoria entendida de hoje em dia não existia e de fato as pessoas que não tinham recursos ou capacidade de economia deviam trabalhar até o último momento de suas vidas. A possibilidade de aposentar-se e desfrutar a última etapa da vida de maneira tranquila era sempre um privilegio de poucos. No entanto, graças à luta dos trabalhadores, do Estado, a fins do século XIX e durante o XX reconheceram a aposentadoria como um direito imutável e inalienável de todos os trabalhadores.

Na atualidade, o modo mais comum de estabelecer a aposentadoria é aquela pela qual é debitada do trabalhador de maneira regular e constante uma baixa porcentagem de seu salário que é guardado para ser logo entregue periodicamente como aposentadoria ou pensão quando a pessoa já não desempenha nenhuma atividade. São muitos os Estados que se ocupam com isto, embora ainda haja problemas com o trabalho negro (quer dizer, trabalhar sem ser registrado) e com o desemprego que são feridas que prejudicam seriamente ao trabalhador. Em muitos casos também, os empregadores do setor privado não tratam deste direito adequadamente e com isso os empregados não podem contar com uma aposentadoria segura.

O tema da aposentadoria tornou-se hoje em dia um sério problema em regiões com população envelhecida, como é o caso da Europa. Isto ocorre porque nestes países grande parte da população não é jovem e o Estado deve então suportar uma importante carga econômica para setores que não reativam a economia e que não podem desempenhar nenhuma atividade produtiva. Esta é uma parte das razões da crise econômica europeia que não pode tirar este direito, mas que perde quantidades de capital em setores envelhecidos.

Referencia autoral

Publicado em set., 2013. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/aposentadoria/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato