Conceito » Política » População Inativa

População Inativa - Conceito, o que é, Significado

Há muitas formas de classificar a população. Pode ser por idade, por sexo, por território ou por níveis de estudo. Entretanto, para compreender a economia é importante distinguir a população em dois grupos: a população ativa e a inativa. A primeira está composta pelo grupo de pessoas com idade para trabalhar e que têm um emprego e até mesmo aqueles que não trabalham, ou seja, os desempregados.

Por outro lado, a população inativa está formada por aqueles indivíduos que se encontram fora da idade de trabalho oficial e, portanto, não podem exercer uma atividade de trabalho porque têm menos de 16 anos ou mais de 65 anos. Desta maneira, os grupos sociais que formam a população inativa são os seguintes: estudantes, pré-aposentados, aposentados e aqueles com alguma deficiência permanente. Por outro lado, a população ativa inclui todos aqueles que se encontram ocupados com alguma atividade de trabalho e os desocupados.

Dois conceitos que podem causar confusão

Se partirmos da definição inicial, a população ativa inclui tanto os trabalhadores como os desempregados. Portanto, um indivíduo que não tem um emprego, mas que pode ter não faz parte da população inativa. Neste sentido, a ideia de inatividade se aplica a qualquer um que não pode estar ativo por causa da idade ou por circunstâncias pessoais que o impedem.

A importância dos dados sobre a população inativa

Vamos supor que em um país haja uma população ativa com 5 milhões de habitantes e uma inativa com 15 milhões. Neste caso haveria um problema social grave, pois dos 20 milhões que formam a população apenas 5 trabalham ou podem trabalhar.

O exemplo hipotético acima mencionado serve para ilustrar uma ideia geral: que a economia de um país depende em grande parte da proporção adequada entre a população ativa e a inativa. Devido a isso, existe um conceito específico para se referir a este grupo social: a PEI ou População Economicamente Inativa.

Este amplo setor da população não pode trabalhar por causa da idade e, portanto, não faz parte de qualquer setor produtivo. Isto significa, em suma, que os indivíduos que estão dentro da população ativa são os contribuintes que pagam impostos para pagar as prestações daqueles que pertencem à população inativa (por exemplo, as pensões de aposentadoria). Em outras palavras, a população ativa é produtiva e a inativa é dependente.

A taxa de dependência é o índice demográfico que relaciona ambos os setores da população

De maneira estatística a taxa de dependência estabelece uma medida que mostra a relação entre o setor dependente da sociedade e o produtivo. Este índice expressa quantos menores e idosos há em relação ao conjunto da população.

Imagem: Fotolia. De Visu

Relacionados:

  1. Censo
  2. População
  3. Morbidade
  4. Estudar e Trabalhar
  5. Trabalho Social
  6. Trabalho Informal
  7. Assistência Social
  8. Zona Urbana e Rural
  9. Amostra
  10. Esperança de Vida