Conceito » Ciência » Bioestatística

Bioestatística - Conceito, o que é, Significado

Boa parte da informação que temos se apresenta em forma de linguagem estatística. Os dados estatísticos nos permitem analisar qualquer área da realidade. Neste sentido, o estudo da biologia precisa de dados e parâmetros muito precisos, por este motivo se fala de bioestatística. Nesta disciplina há uma clara interação entre a matemática e a biologia.

Ideia fundamental do conceito e alguns exemplos ilustrativos

As ciências biológicas precisam de observação e uma metodologia rigorosa. As conclusões obtidas devem ser expressas em uma linguagem matemática específica, o idioma da estatística.

Quando as aves de uma reserva ecológica são estudadas, deve-se quantificar o número de indivíduos que formam a população de aves. O conjunto de aves pode ser analisado a partir de uma amostra determinada sem a necessidade de estudar todas as aves. As populações e suas amostras têm uma relação estatística.

No departamento de urgências de um hospital são anotados os dados dos pacientes através de uma série de parâmetros, tais como sexo, idade, temperatura e grau de dor. A informação obtida é convertida em uma representação gráfica na qual todas as variáveis são refletidas.

Os estudos ambientais necessitam de ferramentas estatísticas. Desta maneira, a bioestatística é uma disciplina imprescindível para conhecer a pluviosidade de um território ou a qualidade do ar.

Os estudos sobre as doenças de origem genética precisam de ferramentas estatísticas, pois através delas é possível precisar as probabilidades que tem um individuo de padecer de certas patologias de tipo hereditário.

Em qualquer uma de suas aplicações, a bioestatística tem sua própria linguagem especializada e mede todo tipo de funções: a pro media, a média ou a máximo de uma função.

No setor farmacêutico

Na concepção de um fármaco é necessário estabelecer todo tipo de análise estatística. No processo de pesquisa inicial o medicamento deve ser testado em certo número de pacientes. Isto implica a implementação de um estudo estatístico sobre diversas variáveis: o tamanho da amostra, as medidas de posição, medidas de forma, o risco relativo da droga, etc.

O resultado final da pesquisa tem que ser significativo do ponto de vista estatístico.

Imagem: Fotolia. denphumi

Relacionados:

  1. Estatística
  2. Inferência
  3. Histograma
  4. Ciências Auxiliares
  5. Parâmetro
  6. Margem de Erro
  7. Dispersão
  8. Amostra
  9. Desenvolvimento Humano
  10. Ciências Factuais