Sistema Financeiro - Conceito, o que é, Significado

Sistema-FinanceiroO Sistema Financeiro envolve aqueles órgãos públicos ou privados, onde o maior expoente são os bancos, pois proporcionam ferramentas de investimento às pessoas de uma sociedade através de empréstimos e, desta maneira, obtêm benefícios com isso. Sendo assim, quem recorre a estas modalidades deveria estudar e analisar com cuidado as opções oferecidas para poder assumir o compromisso. O sistema financeiro é um dos grandes jogadores do funcionamento de uma sociedade com um impacto direto sobre o mercado interno, e por isso, às vezes é questionada sua forma de proceder ou operar, como foi o colapso nos mercados dos Estados Unidos e do mundo entre 2008 e 2014.

Em uma economia de mercado, o sistema financeiro é de extrema importância na medida em que capta o investimento e o canaliza para investimentos concretos que causam um impacto positivo na economia real. Também é importante o fato de oferecer ao investidor uma variedade de instrumentos financeiros para que ele escolha a melhor opção e atenda suas necessidades.

O sistema financeiro oferece vários ativos financeiros que servem de investimento para quem deseja adquirir (embora constitua um passivo para os emissores). Isto contribui positivamente na geração de riqueza de um país, embora não sejam contabilizados. Existem três características que são extremamente importantes na hora da avaliação: a liquidez, o risco e a rentabilidade.

A liquidez mostra a facilidade que um ativo se converte em dinheiro. O ativo mais líquido é o dinheiro, seja físico ou como depósito bancário à vista. Assim, A principal característica de um ativo líquido é a possibilidade de vender rapidamente com pouca perda de valor e em qualquer momento.

O risco é a possibilidade de ter perdas de valor para os ativos considerados. Ele envolve uma dívida à medida que aumenta a taxa de juros e seu maior risco é a rentabilidade esperada.

E finalmente, rentabilidade é a porcentagem de lucro esperada em relação ao capital investido. Conforme dito, se o risco assumido é maior, se espera que o lucro aumente também. É por isso que os países com grande possibilidade de não cumprir com suas responsabilidades tenham que pagar mais juros e, basicamente, se espera maior lucro com seu empréstimo.

O sistema financeiro oferece muitas oportunidades ao investidor, mas deve ter cuidado ao operar nesta área, à medida que muitas de suas opções são arriscadas para uma pessoa que carece de conhecimento para avaliar conscientemente os diferentes cenários que podem acontecer. É por isso que se costuma contratar operadores profissionais que conheçam as complexidades do sistema com maior detalhe.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: