Sistema Circulatório - Conceito, o que é, Significado

Sistema-CirculatorioO termo sistema circulatório se refere ao conjunto de tecidos e órgãos responsáveis por levar nutrientes e oxigênio a todas as células de um organismo e extrair os resíduos gerados. O sistema circulatório é composto principalmente pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue. Dependendo do organismo, este tipo de sistema pode apresentar diversas características. O sangue é impulsionado pelo coração e durante sua trajetória passa pelos pulmões para ser oxigenado e assim servir como meio de combustão às células. Qualquer problema evidenciado no sistema circulatório pode levar à morte como consequência de sua delicadeza.

O coração está presente em todos os animais e é responsável por bombear o sangue regularmente de modo que atinja todas as partes do corpo. O coração é basicamente um músculo que age involuntariamente e bombeia o sangue; este tipo de ação involuntária está relacionado com determinados processos automáticos que o sistema nervoso proporciona ao organismo. O coração está presente no centro do peito dos seres humanos com uma ligeira inclinação à esquerda.

Os vasos são divididos em veias, artérias e capilares. No primeiro caso, transporta o dióxido de carbono até os pulmões para sua expulsão; no segundo, transporta oxigênio desde os pulmões; e por último, os capilares servem de ligação entre as artérias e as veias. Graças a isso, o sangue pode atingir todas as partes, servindo de veículo a diversos elementos que devem ser transportados.

Em relação ao sangue, o mesmo está composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma sanguíneo. No caso dos glóbulos vermelhos, estes são responsáveis pelo transporte; os glóbulos brancos servem de defesa contra infecções, e as plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue após uma ferida. Por último, o plasma sanguíneo constitui a parte líquida do sangue.

O sistema circulatório é um dos aspectos que mais chamou atenção da saúde nos últimos anos. Na verdade, a má alimentação presente nas sociedades ocidentais tem como consequência a produção de obstruções nos vasos e a acumulação de gordura que coloca em risco a vida das pessoas. É por esta circunstância que se recomenda cuidar dos hábitos alimentares e da prática de exercício físico com regularidade como forma de prevenir certas dificuldades que podem ser fatais.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: