Desempenho - Conceito, o que é, Significado

Desempenho

Denomina-se desempenho ao grau de desenvoltura que uma entidade qualquer tem sobre algo. Assim, por exemplo, um trabalhador pode ter bom ou mau desempenho de acordo com a execução de seu trabalho, uma empresa pode ter bom ou mau desempenho conforme a qualidade de seus serviços através dos custos oferecidos, uma máquina terá um nível de desempenho de acordo com seus resultados obtidos para que foi criada, um estado terá determinado desempenho de acordo com a realização das políticas estabelecidas do governante em questão, etc.

Todas estas variantes têm em comum a realização de determinadas metas ou objetivos de uma escala. É por isso que o termo "produtividade" pode ser usado como sinônimo de "desempenho", à medida que se refere a uma escala para medir uma atividade em relação à obtenção de resultados. Assim, é possível relacionar, de certa forma, esta expressão a uma estabilidade econômica em devidas proporções.

Sob essa perspectiva, deve-se notar que toda atividade humana consome recursos para a sua implementação: uma empresa pode necessitar de insumos, bens de capital, instalações e claro, de trabalhadores para oferecer bens e serviços ao mercado; um atleta consome energia sob a forma de glicogênio e gordura quando pratica sua disciplina; qualquer máquina necessita de eletricidade; o estado arrecada com impostos o dinheiro necessário para seu funcionamento. Por outro lado, o objetivo de toda atividade humana é a obtenção de benefícios: no caso de um trabalhador ou empresa é o recebimento de um valor para superar os custos; no caso de um atleta, a melhora de sua condição física e também de sua manutenção estão dentro do plano profissional; no caso de uma máquina, produzir o efeito desejado que compense os custos de sua aquisição e uso. Assim, todo desempenho pode ser avaliado em função da obtenção de um beneficio esperado (ou necessidades não atendidas) em relação aos recursos utilizados para esta conquista.

No entanto, a partir destas reflexões, vale destacar que em qualquer área ou disciplina, fazer uma boa valorização do desempenho à medida que incorpore muitas variáveis subjetivas é uma tarefa difícil. É por isso que determinar critérios de avaliação constitui uma disciplina a parte que tenta dar solução a este tipo de problema.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: