Conceito » Educação » Inteligência Múltipla

Inteligência Múltipla - Conceito, o que é, Significado

Cada vez mais que há um maior humanismo relacionado ao conceito da inteligência. Todo ser humano tem um talento em seu interior. E este conceito de inteligência múltipla tem o mesmo valor do que qualquer outro tipo de inteligência que tem o sujeito.

O professor da Universidade de Harvard, o prestigioso Howard Gardner, especificou que a inteligência não é apenas um talento diferenciado que cada ser humano tem em sua essência, mas que pode potencializar essa semente de luz que mostra o que vem a ser um sujeito na idade adulta, segundo suas próprias condições intrínsecas.

Tipos de inteligências

Os oito inteligências mais conhecidas são: a musical, própria daqueles que se destacam na música; a linguística-verbal, que mostra o talento de uma pessoa no plano da comunicação; a lógica-matemática, própria das pessoas com grande capacidade de raciocínio numérico; a visual-espacial, própria das pessoas que se destacam distinguem pela análise do ambiente; a corporal-cinestésica, que mostra, por exemplo, o caso de pessoas que se destacam em uma atividade esportiva como a ginástica; a intrapessoal, própria de quem mostra o valor do autoconhecimento; a interpessoal, própria da pessoas que têm grande capacidade de trabalhar em equipe e a naturalista, própria daqueles que tem um profundo amor e sensibilidade pela natureza.

O descobrimento das inteligências múltiplas foi um enriquecimento cultural e social, uma vez que os testes de inteligência tradicionais medem apenas a capacidade lógico-matemática e linguística do sujeito. Deste modo, se uma pessoa não se destaca em uma dessas áreas não significa que ela não tem nenhum talento.

A inteligência nas escolas

A inteligência múltipla parte da premissa que o talento de um ser humano pode ser treinado, potencializado e cultivado através da educação. Por outro lado, deve-se ressaltar que as escolas se concentram em excesso no desenvolvimento de programas que enfatizam o valor de inteligências linguísticas e matemáticas. Isto significa ter uma visão reducionista das capacidades humanas.

A inteligência múltipla mostra que o talento não é único, mas diverso e variado.

Felizmente, nas escolas de hoje a inteligência emocional é cada vez mais presente e reflete a importância de integrar as emoções como ingrediente de sabedoria existencial na tomada de decisões. Ao longo da história, houve uma grande preeminência do conhecimento racional. Hoje em dia a emoção está em alta.

Imagem: Fotolia. lplusd

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: