Conceito » Direito » Incidência

Incidência - Conceito, o que é, Significado

Aquilo que ocorre no decorrer dos acontecimentos é uma incidência. Assim mesmo, num segundo sentido, a ideia de incidência equivale à influência de algo sobre determinado assunto.

Por último, na terminologia científica, especialmente no campo da epidemiologia, este termo é usado em referência à presença de uma doença no conjunto de determinada população.

As partes incidentes são utilizadas frequentemente no ambiente de trabalho para comunicar uma informação de certo interesse.

Vamos imaginar um concierge de hotel que trabalha durante o turno da noite. No final de sua jornada precisa cumprir uma parte de incidências para que o concierge do próximo turno possa consultar este documento e comprovar se ocorreu algo irregular ou extraordinário durante a noite anterior. Se nada ocorreu de notável é bem provável que este tipo de documento não especifique nenhum incidente.

Como sinônimo de influência

Quando se diz que a lesão do atacante ocasionou uma incidência prejudicial sobre o desempenho da equipe, significa que um fato concreto (a lesão do jogador) influenciou negativamente sobre algo (o desempenho de sua equipe).

Na epidemiologia e na informática

As doenças devem ser estudadas de maneira rigorosa, para isso é necessário gerenciar dados estatísticos e precisos. Neste sentido, a frequência de uma doença sobre uma população é chamada de incidência. Em outras palavras, trata-se de quantificar determinada patologia em um período de tempo.

Quando se estuda uma doença sobre uma população, devem-se especificar dois dados fundamentais: o número de novos pacientes que surgem e a população total de indivíduos. Desta maneira, o número de pacientes com uma doença dentro do conjunto de uma população constitui a incidência desta doença (esta medida se apresenta normalmente em porcentagens e é especialmente importante para avaliar o impacto social das doenças).

Um conceito similar à incidência é a prevalência

Assim, a prevalência de uma doença indica o número total de pessoas com uma patologia, enquanto que a incidência se refere ao número de novos casos. Obviamente, ambos os conceitos se encontram intimamente relacionados.

Na terminologia da informática, uma incidência se trata de toda essa anomalia ou problema que afeta o bom funcionamento de um sistema. Como é lógico, existem manuais de procedimento para resolver as possíveis incidências, assim como processos de manutenção para evitar que ocorram.

Imagem: Fotolia. agussusilo0893

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: