Conceito de Coavaliação

CoavaliacaoA coavaliação consiste na avaliação de desempenho de um aluno através da observação e determinações de seus próprios colegas de estudo. Este tipo de avaliação é realmente inovador porque propõe que sejam os mesmos alunos, que são os que têm a missão de aprender, os que se colocam em um momento no papel de professor e avaliam os conhecimentos adquiridos por um companheiro.

Este feedback que nos propõe este tipo de avaliação, busca e tende a melhorar a aprendizagem, porque assim anima os estudantes a sentirem-se participantes do processo de detenção de conteúdos e não meros assistentes de aula. A coavaliação propõe aos estudantes participarem de seu próprio processo de aprendizagem e de seus colegas através da expressão de críticas sobre o trabalho dos outros.

Algumas considerações devem ser levadas em conta na hora da coavaliação dos companheiros: comunicar e participar ativamente se eles estão com as tarefas pendentes, ou seja, sugerir e compartilhar conhecimentos e ideias; se eles se mostraram responsáveis, preocupar-se em enriquecer e melhorar a tarefa da equipe; verificar se eles se comunicam de forma clara, precisa, concisa e cordial com seus companheiros; se aceitam opiniões contrárias e refletem sobre a equipe; se analisam seu desempenho e questões que poderiam melhorar sua dinâmica, por exemplo.

Frequentemente costuma-se confundir, por isso vale destacar que a coavaliação não tem nada a ver com a autoavaliação, pois nesta última é ele mesmo que avalia e reflete os próprios conhecimentos adquiridos, em compensação, como mencionamos, na coavaliação participam todos os alunos que formam a equipe.

Referencia autoral

Publicado em mar., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/coavaliacao/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato