Coavaliação - Conceito, o que é, Significado

CoavaliacaoO conceito de coavaliação se refere à evolução do desempenho de um aluno com o objetivo de determinar o nível que está em cada matéria da forma mais realista. Como de costume, é o professor que ajuda a evolução de cada estudante usando métodos diferentes para fazer isso. Por exemplo, um exame escrito, uma prova oral ou ainda a realização de um trabalho individual ou em grupo. A coavaliação tem como objetivo saber qual é a situação atual do aluno em relação ao conhecimento de uma determinada matéria. Desta forma, é possível determinar os pontos positivos e as áreas de melhoria.

No entanto, existem diferentes métodos para avaliar o desempenho de um aluno como mostra a aplicação dos regimes de coavaliação. Nesse caso, trata-se de um método através do qual o aluno é avaliado por outro companheiro em vez de ser pelo professor. Através do coavaliação se propicia o feedback entre os colegas, ou seja, poder aprender através do feedback com críticas construtivas, observações pessoais e certos pontos a serem levados em consideração.

Frequentemente, os alunos se queixam da falta de objetividade de um professor em avaliar um determinado exame. Desta forma, através da coavaliação, possibilita o envolvimento do aluno no processo educativo, observando este papel com outra perspectiva.

O aprendizado contínuo é um dos objetivos mais importantes na vida de qualquer estudante. Um objetivo que deve ser impulsionado pelo professor que além de ser um docente é também um exemplo a ser seguido por seus alunos. Desta forma, os professores podem optar por um método ou outro dependendo do objetivo que deseja realizar e do ensinamento que deseja transmitir para seus alunos. A coavaliação faz sentido quando aplicada com justiça dentro de um determinado contexto. A mensagem transmitida através da coavaliação é essencial para ter objetividade em avaliar o nível da outra pessoa, pois somente a partir dessa objetividade que se conhece a situação atual e possibilita definir a distância que existe entre a situação atual e a situação ideal.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: