Científico - Conceito, o que é, Significado

O adjetivo científico é aplicado a um tipo de conhecimento e a uma metodologia. Por outro lado, quando há um método e um conhecimento científico significa que certos saberes e métodos se encontram além da ciência, portanto, são pseudocientíficos.

A origem do conhecimento científico

O primeiro elemento de qualquer conhecimento científico é o uso da razão humana e distante de opiniões, preconceitos ou qualquer tipo de ideia baseada em relatos mitológicos. Os primeiros que questionaram a necessidade de elaborar um conhecimento científico foram os filósofos gregos a partir do século IV a. C. Seu propósito era alcançar a verdade sobre a realidade e esta verdade tinha que ser objetiva e confiável.

O conhecimento racional deve contar com três premissas fundamentais: as proposições não devem ser contraditórias entre si, as afirmações devem derivar logicamente de proposições consistentes (avaliadas pela excelência) e os enunciados devem referir-se a questões empíricas ou teóricas, mas não elementos fictícios. A partir destes princípios gerais foi possível a articulação posterior das demais ciências: biologia, matemática, física, medicina, química, entre outras.

O método científico

O método científico consiste em um procedimento de trabalho organizado em uma série de passos através dos quais se tenta explicar fatos concretos.

Quando a ciência foi ficando mais complexa, tornou-se necessário projetar um caminho confiável para garantir o conhecimento verdadeiro e este caminho é conhecido como método científico.

O método científico com conhecemos até hoje surgiu a partir do século XVI. Foram pensadores como Bacon e Descartes que determinaram as bases do método, o primeiro com o método indutivo e o segundo com o método dedutivo. O indutivo se baseia na observação de uma série de acontecimentos com o fim de perceber as regularidades apresentadas e na experimentação. O método dedutivo não parte da observação, mas se fundamenta em hipóteses iniciais que são contrastadas posteriormente pela realidade dos fatos. Se a hipótese é confirmada pela realidade se torna uma lei e o conjunto de leis forma uma teoria científica.

O conhecimento pseudocientífico

Todo saber que não cumpre os princípios do conhecimento científico e que não respeita uma metodologia científica é considerado um saber pseudocientífico. A lista de conhecimentos pseudocientíficos é extensa: astrologia, alquimia, feng shui, homeopatia, numerologia, etc.

Imagem: Fotolia. kay_mosk

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: