Ciência Econômica - Conceito, o que é, Significado

A ideia de ciência econômica engloba todos os parâmetros, teorias e técnicas de estudo relacionadas aos fatores de produção de uma sociedade. Através de um conjunto de ferramentas, a ciência econômica pretende descrever o comportamento das empresas, indivíduos e nações a respeito dos seus recursos materiais.

Na terminologia especializada se fala de ciências economias, pois são várias as disciplinas próprias deste ramo científico. De qualquer forma, afirma-se que a economia é uma ciência porque utiliza o método científico. Deve-se destacar que o método científico teve início com a observação da realidade e a partir dos dados obtidos foram criadas várias hipóteses que finalmente foram contrastadas e permitiram o desenvolvimento de uma teoria explicativa.

As características desta disciplina

Nas ciências físicas e experimentais normalmente se estuda um aspecto da realidade, como o átomo, a velocidade, a inércia e a energia. No entanto, na ciência economia é necessário analisar a realidade em sua complexidade. Em outras palavras, esta disciplina científica tem uma dimensão social e política.

Os estudos econômicos, da mesma forma que outras disciplinas científicas, observam os fenômenos da realidade.

O conjunto de fenômenos tem algum tipo de relação entre si. Estas relações são aquelas que permitem estabelecer leis (como a lei da oferta e da demanda). Quando há um conjunto de leis é possível falar de uma teoria econômica. Neste sentido, toda teoria tenta explicar uma ampla gama de fenômenos.

A ciência tradicional pode prever certos fenômenos (por exemplo, a meteorologia nos informa o tempo de modo bem aproximado). Este mecanismo não é exatamente o mesmo na ciência economia, uma vez que os economistas especializados não podem ainda determinar qual será a realidade econômica a partir de uma série de dados, pois em qualquer contexto econômico há um componente elevado de incerteza.

A ciência econômica se divide em duas áreas divididas: a microeconomia e a macroeconomia

A microeconomia está focada no estudo dos pequenos agentes econômicos (por exemplo, os indivíduos e as famílias) e como interagem entre si. O conjunto de todas as decisões individuais que fazem parte do mercado é o que forma a macroeconomia.

A macroeconomia estuda as variáveis gerais, como inflação, desemprego ou IPC. Em compensação, a microeconomia está focada no comportamento econômico das empresas, nos empregados e seus consumidores.

Imagem: Fotolia. gunnar3000

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: