Processo - Conceito, o que é, Significado

O processo é todo método ou sistema através do qual se pode executar algo. Por outro lado, o termo processo tem um significado específico na área do direito.

Diferentes processos

Este termo a ser analisado é bem complexo e para explicar é necessário contextualizar suas diferentes dimensões.

O método científico é um processo específico. Para resolver um problema científico, os cientistas não podem improvisar uma estratégia ou recolher dados isolados. O descumprimento de uma lei requer um processo trabalhoso e um caminho específico: o método. Os aspectos fundamentais que influenciam o método científico são os seguintes: elaboração de hipóteses explicativas, contraste das hipóteses com os fatos analisados, verificação e formulação de uma lei que expresse a regularidade do fenômeno observado.

Na área do trabalho existem os processos administrativos, que servem para sistematizar a atividade organizativa e burocrática de uma empresa ou entidade.

O manual de instruções é uma ferramenta que permite seguir um processo ou procedimento. Assim, quando se segue determinada regra pode-se montar um móvel, por exemplo.

Quando pensamos numa receita de cozinha, os passos a seguir de sua elaboração formam um processo. Desta maneira, saber cozinhar um prato significa conhecer com detalhes todos os passos que determinam um processo em seu conjunto, tais como conhecer os ingredientes, as misturas, a forma de cozinhar, o tempo de preparo, as temperaturas, etc.

Em qualquer das suas aplicações mais específicas, a ideia de processo expressa a sistematização de um procedimento. Assim, agir sem procedimento está associado à desordem e a um resultado insatisfatório.

O processo legal

As ações jurídicas somente podem ser entendidas no quadro de algum processo

Assim, existe um processo ou procedimento legal para comprar um veículo, para realizar uma demissão, para apresentar uma reclamação ou para abrir uma empresa.

O procedimento judicial de um processo deve partir de normas especificas, ou seja, há uma série de trâmites e formalidades que devem cumprir como as obrigações. Do contrário, estaria agindo de maneira irregular ou ilegal.

Concluindo, o processo ou procedimento legal é um conjunto de trâmites e atuações que devem conduzir uma ação jurídica. Deve-se destacar que estas atuações estão contidas nas leis e, portanto, devem ser respeitadas pela ordem jurídica.

Imagem: Fotolia - V&P Photo Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: