Conceito » Filosofia » A Posteriori e A Priori

A Posteriori e A Priori - Conceito, o que é, Significado

Estas duas expressões latinas têm um protagonismo singular no mundo da filosofia, mas também são usadas na linguagem cotidiana. A posteriori significa literalmente com "com posterioridade a" ou “depois de” e a priori quer dizer "anterior a" ou "prévio a".

Duas formas de conhecimento

Filósofos como Aristóteles e posteriormente os escolásticos medievais diferenciavam duas fontes de conhecimento: a razão e a experiência. A partir da razão podemos chegar a conclusões sem necessidade de nenhuma observação empírica e, portanto, trata-se de um conhecimento a priori. Já através da experiência que observamos, fazemos afirmações das quais são a posteriori.

Na teoria do conhecimento de Kant

Este filósofo estabeleceu novos critérios para definir o saber científico. Para isso propôs uma distinção entre os diferentes tipos de julgamento. Nos juízos a priori nenhuma informação é fornecida com base na experiência (por exemplo, a reta é a distância mais curta entre dois pontos) e nos juízos a posteriori a verdade ou a falsidade deve ser baseada na experiência (por exemplo, alguns pássaros são amarelos).

Tradicionalmente, entendia-se que os juízos analíticos (aqueles em que o predicado de uma oração já está contido na noção de sujeito) eram a priori, enquanto que os juízos sintéticos (aqueles em que o predicado da oração não está incluído na ideia de sujeito) eram a posteriori. No entanto, para Kant, esta interpretação não é válida para estabelecer julgamentos de caráter científico e, por este motivo, estabeleceu que as afirmações científicas devem ser juízos sintéticos a priori.

Em outras palavras, uma afirmação ou julgamento terá validade científica quando se aumenta o conhecimento e, ao mesmo tempo, quando tem um valor universal

Com esta análise Kant alcançou um objetivo duplo. Por um lado, expressou um critério válido para lidar com uma linguagem científica de maneira rigorosa (os julgamentos que não são sintéticos a priori não serão aceitos do ponto de vista científico). Por outro lado, propôs uma solução para integrar duas correntes tradicionalmente irreconciliáveis: o empirismo e o racionalismo.

Na linguagem corrente

A expressão a priori equivale a outras, como de antemão, com anterioridade ou de maneira antecipada. Por sua vez, a expressão a posteriori significa o mesmo que depois ou com posterioridade.

Na linguagem da vida cotidiana, ambas são usadas num sentido diferente à tradição filosófica.

Imagem: Fotolia. Alonso Aguilar

Relacionados:

  1. Númeno
  2. Científico
  3. Saber
  4. Indiscutível
  5. Categoria
  6. Praxe
  7. Irracionalismo
  8. Pensamento Abstrato
  9. Antinomia
  10. Atalho