Conceito » Psicologia » Psicologia Científica

Psicologia Científica - Conceito, o que é, Significado

Psicologia-CientificaA psicologia científica é responsável em estudar a conduta humano assim como a personalidade e as estruturas do comportamento. Para isso, aborda esse estudo através da aplicação de métodos idênticos usados pela ciência experimental, ou seja, através da observação dos comportamentos e atitudes que refletem nos processos mentais internos e na vontade.

Como surge a psicologia científica?

Este ramo da psicologia tem uma origem claramente definida. O alemão Wilhelm Wundt foi seu fundador no século XIX, embora o ano de 1879 se destaca como o momento principal, uma vez que Wundt fundou um laboratório em Leipzig para realizar estudos experimentais sobre os processos psíquicos.

Ao longo da sua trajetória, Wundt afirmou que a vida mental pode ser reduzida a uma simples associação de elementos básicos, tais como as sensações e os sentimentos

Desta forma, sua maneira de entender a psicologia costuma se definida como associacionismo.

Posteriormente, Kulpe, que havia sido discípulo de Wundt, aprofundou as teorias do seu mentor com a realização de diversos experimentos para estudar o pensamento humano através da introspecção ativa, sendo que o próprio sujeito do estudo era o responsável por relatar o que acontecia em seu interior. Com o passar dos anos, esta teoria foi decaindo por não ser considerada confiável e ao causar alteração dos resultados.

Para Wundt, a meta da psicologia não deve basear-se apenas no estudo do mundo exterior por si só, mas sim focar nos processos psicológicos que observam este mundo

É por isso que a principal ferramenta dos psicólogos deve ser a introspecção, realizada através de um processo estreitamente controlado e que compreenda medidas objetivas como associações de palavras ou tempos de reação.

Por outro lado, Wundt situa a psicologia num ponto intermediário entre as ciências naturais e as ciências físicas, já que utilizava em seu trabalho métodos de investigação própria das ciências físicas para resolver questões psicológicas. Desta maneira, o foco de Wundt era de um cientista que usava métodos experimentais para o estudo da vida.

Portanto, a psicologia científica pode ser considerada uma ciência que integra as ciências sociais com as físicas.

Imagem: iStock. adventtr

Relacionados:

  1. Psicologia
  2. Neobehaviorismo
  3. Psicologia Cognitiva
  4. Estruturalismo
  5. Psicologia da Arte
  6. Estudos Sociais
  7. Teste de Rorschach
  8. Associacionismo
  9. Neuropsicologia
  10. Psicologia Industrial