Conceito » Ciência » Leis de Kepler

Leis de Kepler - Conceito, o que é, Significado

As leis de Kepler devem este nome a Johannes Kepler, um astrônomo e cientista que viveu na Alemanha entre os séculos XVI e XVII. Sua contribuição fundamental para o campo científico foi a explicação das leis sobre como os planetas se movem ao redor do Sol por meio de uma lógica matemática.

A história da ciência se constrói graças à soma do talento da evolução histórica. Pois bem, a teoria deste autor foi uma base importante para o desenvolvimento proposto por Newton na Lei da gravitação universal.

Movimento dos planetas

A observação do firmamento e a compreensão dos astros tem sido um assunto de interesse científico e filosófico que tem motivado o coração humano inclusive no período da filosofia grega com Platão, Sócrates e Aristóteles.

Kepler acredita que os astros se movem em torno do sol de forma elíptica, estando o sol situado em um dos pontos. Outra das conclusões deste especialista é que a linha que une um planeta ao Sol está definida por zonas iguais em tempos que também são iguais. Este cientista desenvolveu esta teoria integrando em seu estudo um sistema composto por seis planetas: Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Vênus e Mercúrio. Kepler não conhecia a órbita de Plutão.

Este cientista viveu em um momento histórico na qual a ciência começava a ganhar autoridade graças ao poder da observação necessária para comprovar a natureza dos fenômenos como são por si mesmos.

Empirismo científico

Este especialista também realizou seu trabalho levando em consideração as contribuições de Tycho Brahe, um astrônomo que estudou a posição dos planetas com precisão. Kepler rompeu com a crença de que o movimento dos planetas não girava em torno das órbitas em forma de um círculo, mas sim em torno de órbitas elípticas.

Além disso, Kepler conclui que a velocidade pela qual os planetas se movem também varia de acordo com sua posição em relação ao Sol. Quanto mais um planeta se aproxima do Sol a velocidade aumenta e, pelo contrário, a mesma reduz quando se afasta.

A contribuição de Kepler para a história da ciência é muito importante porque suas leis foram um exemplo de universalidade. Seu trabalho foi determinante para que Isaac Newton pudesse concluir com suas pesquisas que o laço de união mais importante entre os planetas e o sol é o poder da gravidade.

Imagem: Fotolia. pit24

Relacionados:

  1. Teoria Heliocêntrica
  2. Astronomia
  3. Forças Fundamentais
  4. Física Clássica
  5. Pensamento Científico
  6. Raciocínio Indutivo
  7. Científico
  8. Filosofia Renascentista
  9. Ciência Econômica
  10. Cosmologia