Escorbuto - Conceito, o que é, Significado

O escorbuto é um transtorno que causa lesões na pele e sangramento das gengivas. É uma doença relacionada à deficiência de vitamina C no organismo.

Se apresenta em populações muito específicas

Esta doença é pouco comum na atualidade. No passado ocorria como consequência da falta de acesso a alimentos frescos, como as frutas e vegetais nas populações que não dispõem deste tipo de alimento. Isto fez com que o escorbuto fosse conhecido como a doença dos marinheiros, pois os mesmos passaram vários meses no mar com uma dieta baseada em algumas proteínas animais e alimentos conservados.

Atualmente, os poucos casos que se apresentam ocorrem nas populações muito pobres onde há desnutrição ou em lugares de reclusão sob condições superlotadas, como as prisões.

Outra condição que favorece o surgimento de escorbuto é a alimentação dos bebês de forma exclusiva a base de fórmulas lácteas de baixa qualidade, que não são enriquecidas com vitamina C. Por esta razão, recomenda-se que as mães que alimentam seus filhos com fórmulas lhes deem frutas, mingaus ou cremes de vegetais para fornecer outros nutrientes que não estejam contidos nestas fórmulas infantis.

A vitamina C é imprescindível para o bom funcionamento do organismo

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma substância necessária para a produção de colágeno. Uma proteína que se encontra em todos os tecidos de suporte do corpo, assim como na parede dos vasos sanguíneos e nos tecidos do revestimento como a pele e as mucosas.

A alteração na qualidade do colágeno leva à fragilidade destes tecidos, portanto, não cumprem adequadamente sua função. Isto se manifesta como úlceras na pele e nas mucosas, fraqueza nas paredes dos vasos sanguíneos que favorecem o aparecimento de hemorragias e hematomas, inclusive atraso no processo de cicatrização das feridas.

Outros tecidos que apresentam grandes quantidades de colágeno são os músculos, os ligamentos, os tendões e os ossos. É por isso que o escorbuto também causa fraquezas e dores nas articulações. Nos casos mais avançados a morte ocorre por falhas no coração, aqui a fraqueza do músculo cardíaco não pode aumentar seu trabalho para compensar a falha na oxigenação dos tecidos devido à anemia.

Outra importante função que a vitamina C cumpre no organismo é contribuir com a absorção do ferro proveniente dos vegetais, razão pela qual a falta de vitamina C está relacionada à presença de anemia.

Principais fontes de vitamina C

A vitamina C está presente em grande quantidade de frutas e vegetais frescos. Os alimentos que contêm maiores quantidades desta vitamina são as frutas cítricas, como o limão e a laranja.

Outras fontes importantes são as goiabas, a leitosa, o pimentão, o brócolis, os nabos, as batatas, a salsinha, o agrião, o tomate e o espinafre. Muitos outros vegetais contêm vitamina C só que em uma menor proporção.

O fornecimento de suplementos de vitamina C junto com uma alimentação balanceada que inclui frutas e vegetais frescos é a forma de tratar e prevenir o surgimento do escorbuto.

Imagem: Fotolia. NY

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: