Arroz Vermelho - Conceito, o que é, Significado

arroz-vermelhoO arroz é um dos alimentos básicos da humanidade. Existem vários tipos de arroz: redondo, parboilizado, ecológico, selvagem, tailandês, integral, arbório, basmati, bomba ou vermelho. Cada um desses arrozes faz parte de uma tradição culinária e possui propriedades especificas.

Características do arroz vermelho

O arroz vermelho é cultivado principalmente em áreas da Índia e no sudeste asiático, sendo que em menor quantidade nos Estados Unidos e na França. Trata-se de um arroz integral e é um dos mais consumidos do planeta.

Sua cor vermelha característica se deve aos seus grãos conservarem uma camada de farelo (a casca), da qual apresenta uma cor avermelhada por causa da presença de antocianinas, pigmentos naturais que também se encontram presentes em outros cultivos.

Existem arrozes vermelhos de vários tipos: o integral de casca vermelha, o selvagem e o de levedura vermelha. Todos eles precisam de um maior tempo de cozimento comparado ao arroz branco tradicional; em relação ao seu sabor, ele é também mais intenso.

No contexto da gastronomia latino-americana, o arroz vermelho é um ingrediente fundamental na cozinha mexicana.

Seus benefícios para a saúde

O consumo de arroz vermelho traz benefícios para a saúde por vários motivos. Trata-se de um alimento com grande quantidade de fibras e é composto por hidratos de carbono complexos. Este arroz ajuda controlar os níveis de açúcar no sangue deixando o índice glicêmico baixo.

Diversos estudos comprovam que o consumo frequente de arroz vermelho proporciona energia ao organismo. Por outro lado, contém antioxidantes que ajudam a diminuir os radicais livres. Contêm ferro e magnésio, duas fontes de energia e, ao mesmo tempo, antioxidantes que evitam o envelhecimento celular.

Além disso, o arroz é rico em zinco, um mineral que ajuda no processo de cicatrização de feridas

Também melhora a saúde dos ossos, das unas e do cabelo. É um protetor hepático que ajuda na ação da insulina. Outro de seus benefícios é a vitamina B6, uma vitamina que ajuda a equilibrar a formação da serotonina e assim fazer com que as pessoas se sintam bem, por exemplo, ele é bom durante a tensão pré-menstrual e ajuda na liberação de glicogênio.

Os especialistas em nutrição acreditam que o arroz vermelho é útil nas dietas de emagrecimento. Por último, uma de suas propriedades mais valorizadas é a sua capacidade para reduzir o mau colesterol e aumentar os níveis do bom colesterol.

Imagem: Fotolia - kuvona

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: