Conceito » Alimentação » Turismo Gastronômico

Turismo Gastronômico - Conceito, o que é, Significado

O turismo é uma das fontes de riqueza de um local. Uma população ou cidade pode avaliar determinado bem como principal ponto de interesse para atrair turistas em potencial. Por exemplo, Madri estimula o turismo cultural graças a sua ampla oferta de museus, galerias de arte, teatros, monumentos históricos e arquitetura.

Porém, existem outros pontos de interesse. A rota do vinho também faz parte do enoturismo, que significa viajar entre adegas e vinhedos e transformar-se em uma experiência sensacional para os turistas.

O prazer de comer bem

Sem dúvida, um dos prazeres mais importantes para o visitante de um lugar é o gastronômico.

Ou seja, conhecer seus pratos típicos, sabores, produtos, variedades, entre outros. O turismo gastronômico valoriza as delicias culinárias de um lugar. Desta forma, este tipo de turismo encanta os amantes do comer bem. Quer dizer, aqueles que gostam de desfrutar do momento presente em contato com o valor da simplicidade.

O turismo gastronômico esta ligado ao prazer da boa mesa, mas também ao prazer psicológico de compartilhar momentos de conversa com os amigos e colegas. Em um guia gastronômico encontramos informações sobre restaurantes e hotéis.

O turismo gastronômico oferece também boas oportunidades de emprego, uma vez que promove a sustentabilidade dos produtos locais. Este tipo de gastronomia aposta numa melhor qualidade buscando sempre propostas competitivas. Qual é o comportamento habitual de um turista que desfruta desta forma de turismo?

Ao visitar uma cidade, o turista pergunta quais são os melhores restaurantes para comer cada dia. Deseja conhecer os produtos típicos e desfrutar desses sabores com uma degustação de felicidade.

A gastronomia é cultura

O turismo gastronômico não significa apenas em conhecer novos pratos, mas também conhecer outras formas de preparar uma mesma receita, com diferentes ingredientes e componentes. O prazer do comer bem também está associado à atitude.

Ou seja, um turista gastronômico é aquele que visita com pausa e tranquilidade um restaurante, uma vez que os melhores pratos merecem ser desfrutados com calma.

Por que é tão importante o turismo gastronômico? Porque os alimentos e os costumes culinários fazem parte também da cultura de um lugar e das tradições de um povo.

Imagem: Fotolia. freshidea

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: