Conceito » Geografia » Turismo

Turismo - Conceito, o que é, Significado

O termo turismo é conhecido por todas as atividades que os seres humanos realizam quando viajam e permanecem em um local fora do seu entorno habitual com um objetivo eminentemente voltado às férias ou ao lazer.

Praticamente, desde que o homem começou a experimentar a necessidade de divertir-se para sair da rotina e das tarefas e trabalhos cotidianos existe o turismo, mas claro que ao longo dos anos com as inovações tecnológicas que culminaram em uma sofisticação dos meios de transporte permitiram um melhor deslocamento mesmo com distâncias consideradas de tempo muito curto, assim, o turismo aumentou e se tornou uma das principais receitas da maioria dos países.

Entretanto o turismo existe desde os tempos mais antigos

Por exemplo, os gregos viajavam longas distâncias para assistir sua principal atração: os Jogos Olímpicos, por outro lado, os romanos também se refugiavam das tensões em locais de águas termais e por isso viajavam para poder desfrutar dos merecidos dias de descanso. Na Idade Média, a religião era a principal motivação para as viagens e dias recreativos, com o passar dos anos começou uma prática corrente entre aqueles que pertenciam à aristocracia, na qual presenteavam seus filhos após o término dos estudos com uma viagem e com o objetivo de adquirir experiência após tanto tempo de teoria.

Como mencionamos acima, graças a certas invenções como o avião, que tiveram incessante aporte da tecnologia, as distâncias se tornaram mais curtas e possibilitaram percorrer certos trajetos de grande longitude como viajar da América para a Ásia em menos tempo.

O turismo realizado hoje em dia é uma prática comum até nos lugares menos imaginados e explorados

Entre as preferências dos viajantes da atualidade estão as cidades de Londres, Bangkok, Paris, Singapura, Hong Kong e Estados Unidos, entre as mais escolhidas durante o ano de 2006.

A Muralha da China, a Times Square, a Disney, as Cataratas do Niágara, o Grand Canyon do Colorado, o Vaticano e a Estátua da Liberdade estão entre as principais atrações turísticas que a cada ano convocam milhares de pessoas.

Imagem: Fotolia. credon2012

Relacionados:

  1. Turismo de Aventura
  2. Turismofobia
  3. Turismo Gastronômico
  4. Povos Mágicos
  5. Turista
  6. Mata
  7. Negócio Sazonal
  8. Férias
  9. Espeleísmo
  10. Espécie Endêmica