Conceito de Excursão

ExcursaoO turismo enriquece o tempo de lazer das pessoas graças ao prazer gratificante de desfrutar de uma escapada para desconectar-se das obrigações cotidianas, de poder descansar, reduzir o estresse do trabalho e reforçar os vínculos afetivos. Existem certas épocas do ano na qual as famílias realizam viagens de turismo com maior frequência: durante as festas de Natal e nas férias.

Uma viagem curta

Entretanto, uma viagem pode variar em suas características dependendo do tempo de duração. Existe uma fórmula simples para programar pequenas viagens e reanimar a rotina cotidiana: a excursão. Esta é uma viagem que a pessoa realiza num dia para conhecer algum destino próximo ao lugar de sua residência.

Ao tratar-se de uma viagem de ida e volta no mesmo dia, é importante escolher um destino próximo para evitar perder muito tempo com os deslocamentos e poder aproveitar o máximo a estadia do local destinatário. Da mesma forma, por tratar-se de uma viagem mais curta, a pessoa não precisa se preocupar em arrumar as malas, pois não é necessário deste equipamento para passar um dia fora de casa.

Pouco planejamento

Quando se trata de uma viagem que não precisa de muito planejamento, é mais fácil para improvisar. Por outro lado, graças à simplicidade do evento também fica mais fácil poder integrar este tipo de plano à rotina semanal. Existem dias da semana que são mais propícios para esse tipo de plano: uma sexta-feira à tarde, um sábado ou domingo.

Quando se programa uma excursão ao ar livre são muitas as pessoas que apostam em organizar um piquenique num parque para desfrutar do entorno natural como o melhor cenário para compartilhar um passeio com os amigos ou a família. Além disso, o contato com a natureza também eleva os níveis de otimismo, reforça o relaxamento físico e mental.

Outra vantagem de fazer uma excursão é que se trata de uma forma de turismo econômica por não ser necessário investir em gastos com uma hospedagem de longa duração. A excursão é um passeio divertido, especialmente, quando se pode desfrutar da agradável companhia de uma ou mais pessoas que lhe fazem bem.

Referencia autoral

Publicado em jun., 2015. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/excursao/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato