Conceito » Psicologia » Turismofobia

Turismofobia - Conceito, o que é, Significado

O turismo é uma fonte de riqueza a partir de vários pontos de vista. Por exemplo, do ponto de vista cultural, graças ao turismo, uma pessoa conhecer os costumes e as tradições próprias dos moradores de um local.

Além disso, do ponto de vista econômico, o setor de turismo cria uma ampla oferta de emprego gerando lucro e riqueza para a região.

Turismo massificado

O turismo significa conhecimento, liberdade e crescimento interior para o visitante. Entretanto, gera um efeito direto para os lugares mais importantes do mundo, aqueles que são internacionalmente conhecidos. São locais que correm o risco de massificação devido à afluência dos turistas que chegam a cada ano.

Isto faz com que a qualidade de vida da população também seja alterada devido ao turismo massificado, gerando rejeição em algumas pessoas. Isto é conhecido pelo nome de turismofobia. Outra conseqüência direta de viver em um local massificado pelo turismo é o encarecimento dos preços, começando pelos aluguéis.

Inclusive, aqueles que observam o turismo massivo pelo lado negativo também consideram que o fluxo de pessoas sem medida pode prejudicar o próprio lugar, pois nem todos os turistas são igualmente cuidadosos e respeitosos com os locais que visitam. Da mesma forma, não desfrutam da visita de um lugar emblemático por causa da massificação, gerando certo estresse ou dificuldade na hora de tirar fotografias mais bonitas.

A turismofobia aumenta também a contaminação acústica da parte antiga das cidades. Este é o local onde estão as ruas com mais história. Um dos efeitos negativos da turismofobia é que muitos habitantes mudam seu lugar de residência antes que este impacto negativo (do turismo massivo) mude sua qualidade de vida.

Efeitos negativos do turismo massivo

Quais são os efeitos negativos que a massificação do turismo pode trazer a um lugar? Entre alguns exemplos estão o acúmulo de sujeira, grandes listas de espera para ir a museus, assim como a multidão altera a arquitetura urbana, não só a partir da experiência do turista, mas também a sensação de caos e estresse por parte do residente.

Uma rotina tão simples e cotidiana de como comprar pão pode ser interrompida por causa dos turistas que param os moradores constantemente para perguntar a direção de algum lugar.

Imagem: Fotolia. silentmice

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: