O cristianismo é uma religião com uma vasta gama de correntes, igrejas e grupos. Um deles é constituído pelas Testemunhas de Jeová.
O fundador deste movimento foi o norte-americano Charles Taze Russell, que no final do século XIX anunciou uma segunda vinda de Jesus Cristo. De acordo com os seus ensinamentos Jesus Cristo veio a este mundo novamente em 1874 como espírito e não corporalmente. A partir dessa ideia, seus seguidores começaram um novo movimento religioso conhecido como Testemunhas de Jeová.
Considera-se que Jesus Cristo não é Deus, portanto, negam a Trindade abordada pelo catolicismo e outras igrejas trinitárias.
Ao interpretar a Bíblia literalmente, afirma-se que a morte da alma humana deixa de existir e, portanto, não sobrevive. Ao negar a imortalidade da alma também se nega a existência de um inferno eterno.
Durante sua história as Testemunhas de Jeová têm profetizado em várias ocasiões a chegada do fim do mundo (durante a lª a 2ª Guerra Mundial e em 1975).
Com o fim de apoiar suas crenças realizaram sua própria tradução da Bíblia. Por outro lado, consideram que a Igreja Católica e outras correntes cristãs são versões corrompidas e afastadas da verdadeira fé.
Do ponto de vista doutrinal, as Testemunhas de Jeová possuem dois ideais fundamentais: a rejeição da Trindade e uma interpretação literal da Bíblia (a Bíblia contém a verdade absoluta e qualquer outra interpretação ou análise é rejeitada).
Esta igreja tem sido avaliada em certas ocasiões como uma seita destrutiva. Esta consideração é baseada em algumas testemunhas de antigos membros, que realizavam técnicas de manipulação de comportamento em seus seguidores. São também criticados porque afirmam que com a chegada do juízo final apenas eles seriam salvos.
No que diz respeito à rejeição das transfusões de sangue, esta situação gerou muita polêmica, pois em certas ocasiões há houve pessoas que morreram por não receber o sangue de outra pessoa. Por último, as Testemunhas de Jeová têm sido criticadas porque suas abordagens religiosas são acompanhadas de um negócio lucrativo com a venda de folhetos e publicações, assim como através de grandes doações dos seus seguidores.
Imagem: Fotolia. Tiko
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2017). Conceito de Testemunhas de Jeová. Em https://conceitos.com/testemunhas-de-jeova/. São Paulo, Brasil.