Conceito » Sociedade » Ano Sabático

Ano Sabático - Conceito, o que é, Significado

Esta expressão é usada para mencionar o período de tempo em que uma pessoa deixa sua atividade profissional com o fim de realizar outras atividades, como viajar, escrever ou simplesmente descansar.

O ano sabático tem duas modalidades possíveis: recebendo uma remuneração ou então sem receber.

No campo acadêmico

No contexto universitário de alguns países, os docentes podem solicitar um período de licença de trabalho remunerado desde que sejam cumpridas duas condições básicas:

1) que tenham acumulado um mínimo de anos de trabalho,

2) que o ano sabático seja dirigido a uma atividade justificada, como uma pesquisa ou uma formação acadêmica.

Uma opção que pode ser benéfica em muitos sentidos

Esta prática é também contemplada em algumas empresas, onde o trabalhador que se refugia no ano sabático é substituído por um desempregado e ainda recebe apoio financeiro do estado.

Muitas vezes, aqueles que terminam seus estudos universitários tomam esta decisão com o fim de iniciar um projeto enriquecedor: uma atividade como voluntário para uma ONG, uma estadia no exterior para aprender uma nova língua ou qualquer outra opção com o propósito de ter novas experiências de vida. Neste sentido, não se trata de vagar e não fazer nada, mas sim de deixar a zona de conforto para adquirir novas habilidades e destrezas.

Algumas pessoas decidem abandonar temporariamente o trabalho com o objetivo de conhecer-se melhor.

A origem da expressão se encontra no judaísmo

Na religião judaica, o Sabbat é o dia de descanso dedicado a Jeová (Yahweh) que durante o mesmo interrompe qualquer atividade de trabalho.

Por outro lado, na antiga lei mosaica, os agricultores tinham o costume de abandonar o cultivo da terra após seis anos de plantação para que a terra descansasse e depois desse tempo estivesse em melhores condições para reiniciar o cultivo.

Deve-se destacar que esta prática é também conhecida entre os agricultores como em pousio. De qualquer forma, com o passar do tempo este costume se estendeu ao campo universitário e a outros setores.

O problema do financiamento

Na atualidade, o ano sabático é uma possibilidade que pode ser realizada apenas nos casos em que há um respaldo financeiro suficiente, seja uma poupança ou uma remuneração salarial.

Sem uma fonte de financiamento esta modalidade de licença de trabalho se torna inviável.

Imagem: Fotolia. kojikoji

Relacionados:

  1. Licenciatura
  2. Tempo de Serviço
  3. Estudar e Trabalhar
  4. Pluriemprego
  5. Master MBA
  6. Salário
  7. Instituto
  8. Freelancer
  9. Estadia
  10. Pré-Graduação