Conceito » Religião » Divindade

Divindade - Conceito, o que é, Significado

O termo divindade é sinônimo de Deus ou deidade, ou seja, um ser supremo idolatrado pelos humanos que exerce algum poder sobre eles. Ao longo da história da humanidade existem várias maneiras de entender o termo divindade e cada uma delas tem formado uma tradição religiosa e cultural. As mais variadas divindades são avaliadas como força de ordem superior e, ao mesmo tempo, como entidades criadoras e sagradas.

As divindades da mitologia grega

Na mitologia grega existe uma pluralidade de deuses, pois se trata de uma concepção politeísta. Há quatorze deuses, também chamados de deuses do Olimpo porque seu lar se situava no Monte Olimpo. Um deles é Zeus, o pai dos deuses e que governa o universo. Poseidon é o deus dos mares e dos terremotos. Atena é a representação divina da sabedoria, da guerra e das artes. Apolo é filho de Zeus e irmão de Artemisa que é uma das deusas mais adoradas, pois se identifica com a verdade e sua natureza tem relação com as doenças humanas e as forças do mal. As divindades gregas tem relação direta com a natureza e foram incorporadas pela civilização romana.

O conceito Deus nas religiões monoteístas

O judaísmo, o cristianismo e o islamismo são três religiões monoteístas. Embora cada uma delas tenha suas próprias doutrinas e dogmas, há um elemento em comum: a crença em um único Deus verdadeiro.

A divindade cristã tem uma característica única, já que a natureza de Deus é a trindade, isto é, formada por três pessoas em uma só: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O dogma da trindade é majoritário dentro do cristianismo, mas algumas igrejas não aceitam plenamente, por exemplo, as testemunhas de Jeová e os Mórmons.

No judaísmo, acredita-se em um Deus que se revela ao povo judeu e que tem influência na história para que os judeus alcancem sua libertação. Trata-se de um Deus não acessível e, ao mesmo tempo, próximo ao seu povo. É o criador de tudo o que existe.

No Islamismo, Deus ou Alá é um ser único, onipotente e criador do universo em sua totalidade. Ao mesmo tempo, deve ser adorado e obedecido pelos seres humanos.

Outras maneiras de entender o conceito divindade

Quem não crê em uma divindade suprema é um ateu, enquanto que aquele que não nega sua existência, mas considera que se trata de um conceito que vai além da compreensão humana é um agnóstico.

Por outro lado, existem pensamentos filosóficos que abordam a ideia de Deus a partir de várias perspectivas: como uma força superior que dirige e rege o universo, mas que não interfere na história da humanidade ou como uma ideia que deve ser interpretada para compreender as diferentes tradições culturais.

Imagem: iStock. ninjaMonkeyStudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: