Conceito » Sociedade » Geração X

Geração X - Conceito, o que é, Significado

As pessoas que nasceram entre 1965 e 1981 compartilham uma cultura e uma forma de entender a vida. O termo Geração X foi criado para designar aqueles que fazem parte desta categoria social. Esta geração coincidiu com um momento histórico de transição, pois conheciam a vida cotidiana antes da internet e agora sabem como é depois.

São os adultos que protagonizaram o Baby Boom, são os pais da Geração Y.

Uma revolução tecnológica e social que marcou a vida dos X

Aqueles que estão integrados dentro desta classificação foram testemunhas da transição do analógico durante sua infância para o digital em sua maturidade. Além das profundas mudanças tecnológicas, esta geração tem a memória histórica de alguns avanços sociais significativos: a normalização das mães solteiras, a tolerância à diversidade sexual, a formação de novos modelos familiares e a conscientização ecológica.

Esta geração conheceu certas circunstâncias de primeira mão que hoje em dia praticamente não existem mais, como jogar bola na rua com outras crianças ou jogar cartas com os avós.

Seus ícones culturais da juventude se tornaram clássicos, como Madonna, Michael Jackson e o E. T.

Foram testemunhas diretas de alguns episódios transcendentais: a queda do Muro de Berlim, o desaparecimento da União Soviética, a repressão de Tiananmen e a ditadura de Pinochet.

Um perfil geral

Segundo a maioria dos estudos sociológicos, são homens e mulheres razoavelmente satisfeitos com suas vidas. Valorizam a estabilidade do emprego e da família e aceitam a hierarquia social. Do ponto de vista psicológico, é uma geração emocionalmente equilibrada e ativa.

Em sua maioria tiveram pais com uma mentalidade tradicional e hoje contam com filhos ligados às redes sociais. As mulheres deste grupo foram as primeiras a integrar com normalidade o mercado de trabalho e os homens aprenderam a compartilhar as tarefas domésticas com a esposa. Como pais e mães dos Y precisam fazer esforços para entender os esquemas mentais desta nova geração.

Outras classificações

Os sociólogos criaram várias denominações para referir às diversas gerações.

- Aqueles que nasceram entre 1917 e 1939 são chamados de S, pois viveram submetidos ao peso cultural de valores morais mais rígidos.

- Aqueles que nasceram entre 1940 e 1961 estão integrados à geração Sandwich, pois mesmo conhecendo de primeira mão os esquemas tradicionais do passado, conheceram o espírito inconformista da década de 60.

- Os Y, também conhecidos como millennials, nasceram a partir de 1981 e se adaptaram perfeitamente à revolução da Internet.

- A geração nem-nem se refere àqueles que se encontram na atualidade entre os 16 e 26 anos e recebem esta denominação porque muitos deles não estudam nem trabalham.

- O Z ou centennials nasceram a partir de 1995 e são nativos digitais desde a infância.

Imagem: Fotolia. mybait

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: