Trindade - Conceito, o que é, Significado

A Trindade ou Ministério da Santíssima Trindade é um aspecto fundamental da doutrina cristã. Consiste na ideia de que Deus é um só, mas que não deixa de ser três pessoas, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo. De cara aparece um problema que pode ser questionado: Como é possível que Deus, sendo um só como se afirma na Bíblia ser três pessoas? Esta questão leva a todo tipo de debate entre cristãos e não cristãos.

A solução deste enigma se encontra na Bíblia

Para os cristãos a Bíblia é a autoridade máxima e deve ser aceita pelos crentes. Portanto, para compreender o significado da Trindade devemos ir a suas origens e entender o que Deus revela sobre si mesmo.

O livro Deuteronômio afirma que Deus é único. No entanto, no livro 2 de Coríntios 13:14 também se diz que há uma pluralidade na natureza de Deus, uma vez que está formado pelo próprio Criador, Jesus Cristo e o Espírito Santo. No Novo Testamento, a questão da Trindade aparece em várias passagens, por exemplo, em Mateus 28: 18-20 se refere às palavras de Jesus Cristo, que afirma que seus discípulos devem ser seus seguidores e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (com estas palavras, Jesus Cristo se colocou no mesmo nível como do Pai e do Espírito Santo).

A Bíblia denomina cada uma das três pessoas da Trindade como Deus. Do ponto de vista estritamente racional não é possível compreender a ideia de que Deus seja um ser em três pessoas. Entretanto, graças ao dom da fé, os crentes podem compreender o mistério da Trindade.

A polêmica sobre a Trindade e as posições não trinitárias

Durante os primeiros séculos dentro do cristianismo havia uma pluralidade de correntes, entre as quais se destaca o arianismo, o ebionismo e algumas seitas batismais.

Uma das polemicas existentes era a Santíssima Trindade

Com o fim de unificar a doutrina cristã, no século IV d. C foi convocado o Concílio de Nicéia e desde então a Igreja Católica manteve o dogma da Trindade de maneira oficial. No entanto, algumas igrejas não aceitam na íntegra e são conhecidas como igrejas não trinitárias, incluindo as atuais Testemunhas de Jeová, alguns Quacres, a Igreja de Deus do Sétimo Dia e a Igreja Pentecostal Unida.

Do ponto de vista doutrinal, alguns teólogos afirmam que a Santíssima Trindade é um aspecto fundamental da fé cristã, já que a partir dela outros mistérios da fé podem ser explicados. De acordo com outras posições cristãs, a Trindade é algo acidental, pois o que importa é acreditar em Deus.

Imagem: Fotolia. stefanoventuri

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: