Conceito » Tecnologia » Tecnologia

Tecnologia - Conceito, o que é, Significado

Estamos rodeados de tecnologia e hoje em dia pensamos nela mais do que nunca ao longo da história, mas como definir o termo tecnologia? Analisando e desmembrando podemos levantar duas questões. Por um lado, a compreensão de dispositivos – aparelhos – que utilizam os avanços tecnológicos para oferecer uma maior funcionalidade, em segundo lugar, entender a tecnologia como algo imaterial, mas que se materializa como conhecimento através de aparelhos que aproveitam e estendem este conhecimento.

A tecnologia sempre existiu, mas com o tempo a forma como se apresenta variou.

Há séculos, a tecnologia era vista como um instrumento mais eficiente que seus antecessores ou um relógio de maior precisão.

Está claro que nossos conhecimentos (da humanidade em geral) sobre o mundo têm crescido exponencialmente desde o final do século XIX e início do século XX, e cada vez mais se aumenta com maior rapidez. Isto faz com que dominemos ainda mais seus materiais e suas propriedades, o que significa que podemos construir dispositivos mais avançados utilizando estas propriedades.

Como mostra, basta num exemplo citarmos a exploração do espaço exterior como um enorme salto tecnológico alcançado pela humanidade, ou seja, sem a tecnologia seria impossível o homem abandonar a terra por si só. Vale lembrar que este acontecimento ocorreu no ano de 1960.

O passar do tempo fez com que as tecnologias não sejam apenas mecânicas, mas sim formadas por algo tão intangível como um software.

No entanto, ao necessitar de um hardware para sua execução, o software fica sempre sujeito à existência de uma máquina física e de suas capacidades para poder ser executado.

O sufixo tecnologia também tem sido utilizado, juntamente com várias raízes, para identificar os progressos tecnológicos em diversos campos específicos do conhecimento humano.

Este é o caso da área da biotecnologia, que se refere a tudo o que se consegue através de produtos naturais (biológicos) e que se destina geralmente ao campo da medicina

Boa parte do progresso tecnológico da humanidade está associada aos bens de consumo e, consequentemente, ligada ao capitalismo e ao consumismo, termos que para um lado da população apresenta conotações negativas.

Um exemplo típico desse fato é a telefonia móvel, uma área que em pouco tempo ocasionou um avanço significativo em uma das áreas que atualmente mais se atua (como câmera fotográfica, tela e processador).

Embora existam muitas tecnologias, que a propósito são bem diferentes umas das outras, geralmente utiliza-se o termo de maneira diferente para referir-se a uma ou várias tecnologias

A tecnologia é uma questão importante para a humanidade, uma vez que ajuda substancialmente tanto o progresso econômico como social de um território, no entanto, é fundamental mencionar que este setor está atribuído a um caráter supercomercial, não é por acaso que está inclinado a atender as necessidades individuais deixando de lado a essência dos indivíduos mais necessitados. Obviamente, esta situação totalmente individualista cria um ambiente insustentável no ambiente, da qual devemos prestar atenção!

A tecnologia é acusada também de promover desigualdades financeiras, tanto em povos como em pessoas e ser causa de problemas climáticos.

No entanto, devemos pensar na tecnologia como neutra que é e que todos estes problemas são provocados pela ação humana e não devem ser considerados como efeito direto da tecnologia em si.

Na verdade, a tecnologia também pode servir de ajuda ao meio ambiente e como uma alavanca para superar as diferenças de classe, mas é o uso das pessoas que lhe dão esta possibilidade. É um grande instrumento na hora proteger o ambiente natural e, portanto, fazer com que as crescentes demandas se esgotem ou degradem os recursos, sejam eles materiais ou energéticos, disponíveis em nossa terra.

Imagem: Fotolia. Alexey Brin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: