Conceito » História » Idade do Bronze

Idade do Bronze - Conceito, o que é, Significado

Durante a pré-história houve a chamada Idade dos Metais, um período que significou um salto qualitativo na história da metalurgia em particular e da tecnologia em geral. Este período vem seguindo da Idade da Pedra, quando os seres humanos começaram a fabricar objetos de metal fundido para substituir as ferramentas feitas de pedra. A Idade dos Metais conta com três fases diversificadas: a Idade do Cobre, a Idade do Bronze e a idade do Ferro.

Características gerais da Idade do Bronze

Este período da pré-história ocorreu entre 1700 e 800 a. C aproximadamente. Sua denominação tem uma razão óbvia: os utensílios utilizados na vida cotidiana eram feitos da mescla do cobre e do estanho, da qual se produz o bronze. Este metal é mais duro do que o cobre e devido a isso era de grande utilidade para fabricar objetos resistentes, especialmente armas.

Acredita-se que a invenção do bronze ocorreu no Oriente Médio e deste território se expandiu gradualmente. Uma das consequências do uso deste metal foi o surgimento da civilização micênica, em Creta, já que os soldados aqueos ocuparam este território graças às suas espadas de bronze que eram mais resistentes que as dos seus inimigos. Por outro lado, a produção de bronze intensificou o comércio e o progresso cultural em todo o Mediterrâneo. Durante este período, o povo que dominava a fabricação de bronze se tornou um povo poderoso e com prestígio.

A busca de minas de estanho para a fabricação do bronze se tornou uma questão estratégica para os vários povos que tentavam impor-se militarmente.

A tecnologia do bronze foi introduzida em todas as atividades da vida cotidiana: no artesanato, na fabricação de armas e na ornamentação dos rituais funerários. A tecnologia baseada no bronze é essencial para a compreensão das mudanças sociais e culturais que ocorreram na Europa e na Ásia. Deve-se destacar que nas sociedades metalúrgicas houve mudanças profundas em tudo o que se relacionava com a especialização do trabalho.

Do ponto de vista puramente artístico, as esculturas de bronze foram o elemento criativo mais característico deste período.

Do bronze ao ferro

O bronze substituiu o cobre e com o passar do tempo foi substituído por um novo metal, ainda mais resistente: o ferro. A Idade do Ferro é o período da pré-história anterior ao aparecimento da escrita. A tecnologia do ferro revolucionou a fabricação dos utensílios, especialmente aqueles que foram usados em atividades militares, agrícolas e pecuárias.

Imagem: Fotolia. JazzaInDigi

Relacionados:

  1. Idade do Ferro
  2. Idade da Pedra
  3. Usinagem
  4. Maleabilidade
  5. Arte do Paleolítico
  6. Antiguidade Tardia
  7. Matéria-Prima
  8. Colosso de Rodes
  9. Contemporâneo
  10. Periodização