Conceito » Tecnologia » Microscópio

Microscópio - Conceito, o que é, Significado

A pequena realidade, seja ela inerte ou viva, é imperceptível ao olho humano. No entanto, o microscópio é um instrumento óptico que permite conhecer tudo o que existe por menor que seja. Isto é possível porque este aparelho possui lentes que aumentam a imagem possibilitando observar tudo o que está além do alcance do olho humano. Desta maneira, um espermatozóide, um ácaro ou um fio de cabelo podem ser totalmente visíveis graças ao microscópio.

Mesmo assim, para que algo seja visível por este instrumento deve ser muito fino e difuso para que a luz atravesse e permita observar sua imagem. Além do sistema de lentes, deve incorporar um sistema mecânico para articular as lentes, focalizar o objeto e medir a intensidade da luz.

Obviamente, todo microscópio inclui um mecanismo de iluminação com conexão a um sistema de luz, um condensador e um diafragma.

Diferentes tipos e usos mais freqüentes

O microscópio composto amplia a imagem dos objetos em observação até mil vezes e é o que mais se utiliza em uma pesquisa básica. O eletrônico proporciona aumentos superiores a mil e geralmente é empregado por especialistas de áreas específicas.

Os microscópios são mais utilizados no campo científico. Além disso, são empregados no ensino e na prática da medicina, da biologia, da investigação forense e na bacteriologia. Assim mesmo, são ferramentas essenciais para realizar cultivos de microorganismos ou de partes de organismos.

Uma pincelada histórica

A invenção do microscópio não está isenta de polêmica. Para alguns seu verdadeiro inventor foi Galileu Galilei, que denominou seu primeiro aparelho como ochiollino, que em italiano significa olho pequeno. Outros historiadores da ciência afirmam que foram os irmãos holandeses Janssen que o inventaram. De qualquer forma, os primeiros microscópios consistiam em uma combinação de dois únicos cristais que multiplicavam o tamanho dos objetos em dez vezes. O holandês Anton van Leeuwenhock incorporou novos elementos técnicos, aumentando as imagens em 300 vezes.

Desde as suas origens o termo microscópio foi empregado para opor-se a outra invenção do da mesma época, o telescópio. Esta nova invenção determinou o surgimento de uma nova disciplina científica, a microbiologia. Esta disciplina está dividida em três áreas: virologia, parasitologia e bacteriologia. Todas elas estudam microorganismos que são visíveis apenas através de um microscópio.

Imagem: Fotolia. science

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: