Conceito » Tecnologia » jQuery

jQuery - Conceito, o que é, Significado

A linguagem interpretada JavaScript se encontra restrita ao ambiente que é executada (o navegador web), no entanto, possui uma capacidade altamente expansiva por poder interagir com outras ferramentas, linguagens e recursos.

Uma delas é a jQuery, uma ferramenta que simplifica e facilita o uso do AJAX em uma página web, por parte do cliente.

jQuery é uma biblioteca de código JavaScript que contém recursos de uso comum para a realização de várias tarefas no browser local, liberando o programador de ter que implementá-las e padronizar seu uso.

Trata-se de uma das bibliotecas JavaScript mais populares (senão a mais), facilitando um grande número de tarefas, como a criação de aplicativos AJAX, seleção de documentos DOM, criação de animações, gestão de eventos, entre outros.

O resultado disso é que podemos criar páginas que apresentam interatividade na parte do cliente, no navegador.

Muitos desenvolvedores criaram plugins que utilizam esta biblioteca para abordar problemas mais específicos.

Por exemplo, mesmo que possamos desenvolver uma galeria de fotos baseada na jQuery, certamente poderemos encontrar vários plugins para resolver esse assunto, tanto pagos como gratuitos.

A distribuição desta biblioteca é realizada como um único arquivo de código, que deve ser copiado no diretório / js do servidor e ser chamado a partir do arquivo HTML através da tag < SCRIPT >

Assim, por exemplo, para chamar uma função de jQuery, realizaríamos a seguinte ação:

< script src = "js / jquery-3.2.1.min.js">

Também poderíamos enviá-la a um servidor externo e dali chamá-la. O Google proporciona uma localização aberta para seu uso por parte de qualquer programador, da mesma forma que o WordPress.

Historicamente, a primeira versão da jQuery data o ano de 2006, assim, a biblioteca passou a ser distribuída através de uma licença dupla: MIT e GPLv2.

Além disso, existem variantes para a realização de interfaces gráficas de usuário (jQuery UI), que contém elementos como menus, botões, caixas de diálogo, sliders e uma variante para dispositivos móveis como smartphones ou tablets, chamada de jQuery Mobile.

Relacionados:

  1. Navegador
  2. Biblioteca
  3. Gestão
  4. Desenho Gráfico
  5. Recursos
  6. Administração de Recursos
  7. Excel
  8. Área de Trabalho do Windows
  9. Programação
  10. CEP (Código Postal)