Conceito » Geografia » Talude Continental

Talude Continental - Conceito, o que é, Significado

Abaixo das profundezas do mar se encontram os denominados relevos submersos. Estes relevos se encontram tanto no fundo dos mares como nos oceanos.

Dependendo da sua origem geológica, existem dois tipos de relevo:

1) os relevos que se encontram na margem continental e estão localizados abaixo da crosta terrestre;

2) os relevos dos fundos oceânicos, que são próprios da crosta oceânica.

Dentro dos relevos da margem continental existe a plataforma continental, que é a extensão de certas áreas da terra e que apresentam um declive suave que vai desde a costa até uns 200 metros de profundidade. Nas zonas costeiras, as plataformas continentais correspondentes são geralmente declives suaves, enquanto que nas áreas montanhosas próximas à costa da plataforma continental costumam ser muito mais pronunciadas.

O talude continental se encontra em seguida da plataforma continental

A área tem um tipo de encosta íngreme e em termos de localização está entre o final da plataforma continental e ao pé do talude, onde se entra em contato com os fundos oceânicos.

O talude passa de 200 metros de profundidade em sua parte superior a 3500 metros de profundidade em sua parte inferior. O pé do talude é formado pelo acúmulo de sedimentos caídos da plataforma continental. Enfim, forma uma parte da morfologia submarina. Neste tipo de relevo aparecem vales, montanhas e grandes cânions submarinos.

Devido à sua grande profundidade, os taludes continentais não recebem luz solar e a temperatura da água é muito baixa. Neste meio tão extremo podemos encontrar crateras gigantes que emitem gases como o hidrato de metano. Nos taludes oceânicos este gás permanece estável, mas se a temperatura mudasse este gás escaparia da profundidade do meio aquático e causaria danos ao meio ambiente, ou então, graves acidentes com as embarcações.

Outros relevos oceânicos

Além dos taludes continentais, nas profundezas do mar e dos oceanos existem outros tipos de relevo. Assim, as planícies abissais são superfícies planas de grandes extensões e estão cobertas de sedimentos. Algumas planícies abissais apresentam interrupções no terreno, mais conhecidas pelo nome de guyots (os guyots são montes submarinos que têm uma forma cônica e a parte superior plana).

Por outro lado, algumas planícies abissais também são interrompidas pelas chamadas dorsais oceânicas, que são cordilheiras marinhas que se estendem ao longo dos oceanos.

Imagem: Fotolia. Dudarev Mikhail

Relacionados:

  1. Plataforma Continental
  2. Relevo Oceânico
  3. Plataforma
  4. Subducção de Placas
  5. Pangeia
  6. Geosfera
  7. Café da manhã Americano e Continental
  8. Planalto
  9. Istmo
  10. Relevo