O movimento do ar que ocorre na troposfera é um dos fenômenos naturais mais frequentes. Para referir-se a ele utilizamos a palavra vento. Existem basicamente dois tipos de ventos: os planetários (aqueles que são produzidos pelos movimentos terrestres de rotação e translação) e aqueles que ocorrem em uma determinada área.
Destaca-se por sua alta temperatura, secura e intensidade. Provém das montanhas e sua ação descende ao território plano. É produzido pelo efeito das correntes de ar frio que provém do Oceano Pacífico. É mais comum entre os meses de maio e novembro.
Quando o fluxo de ar descende para o território plano, uma grande quantidade de poeira é produzida no ambiente e esta circunstância dificulta a visibilidade. Como regra geral, sopra mais intensidade durante as horas da tarde e com menos força durante a madrugada ou nas primeiras horas do dia. Como outros ventos, o zonda é dividido em três categorias de intensidade: moderada, severa e muito severa.
A força deste vento ocasiona vários danos: rupturas em edifícios, queda de árvores e cabos de alta tensão, interrupção do fornecimento de energia, prejuízos às plantações, incêndios florestais, etc. Quando sopra em áreas de alta montanha acelera o processo de evaporação da neve e é bem provável que ocorram avalanches ou deslizamentos de terra potencialmente perigosos.
Os médicos egípcios e gregos da antiguidade já observavam que a ação do vento tinha consequências sobre a saúde. A ação do zonda sobre a saúde tem sido estudada de maneira rigorosa. São muitos os efeitos negativos que este vento pode desencadear: dor de cabeça, estados depressivos e mau humor, agrava os transtornos de ansiedade e provoca estados de pânico.
As pessoas com transtornos mentais são especialmente sensíveis a seus efeitos. Por outro lado, o zonda pode causar problemas respiratórios, infecções oculares e problemas dermatológicos.
O vento Foehn é característico do norte dos Alpes. Destaca-se por sua intensidade e secura. Provém das áreas montanhosas e ao descender esquenta.
Seus efeitos são tão nocivos como os do Zonda, pois provocam um mal-estar físico e psicológico e também produzem todo tipo de dano na agricultura e nas áreas habitadas.
Imagem: Fotolia. piccaya
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2018). Conceito de Vento Zonda. Em https://conceitos.com/vento-zonda/. São Paulo, Brasil.