Conceito » Geografia » Istmo

Istmo - Conceito, o que é, Significado

A palavra istmo vem do grego isthmos e significa literalmente uma passagem estreita. Trata-se de um acidente geográfico que consiste na união de duas áreas através de uma faixa estreita de território. Este estreito pedaço de terra permite que duas extensões diferenciadas se mantenham em contato. Neste sentido, um istmo pode unir duas ilhas, duas massas continentais e uma península com um continente. Na linguagem popular este acidente geográfico recebe uma descrição poética, pois é conhecida como língua de terra. É também conhecida como passagem estreita.

O istmo do Panamá, de Suez e de Corinto tem um valor geográfico estratégico

O istmo do Panamá une a América Central e a América do Sul e os oceanos
Atlântico e Pacífico. Formou-se aproximadamente há 13 milhões de anos. Do ponto de vista da biodiversidade, esta estreita faixa permitiu uma troca de espécies. A partir de uma perspectiva histórica, foi descoberto em 1501, pelo explorador espanhol Rodrigo de Bastidas.

O istmo de Suez conecta a Ásia com o continente africano, como no caso do Panamá, nesta faixa foi construído um canal, o Canal de Suez. Trata-se de uma via artificial de navegação com mais de 160 km de comprimento.

O istmo de Corinto é uma faixa de terra que une a parte da Grécia continental com a península de Peloponeso. Este acidente geográfico também tem um canal artificial desde o final do século XIX.

Nos três casos, trata-se de um território com grande valor estratégico, uma vez que os três canais permitem um tráfego marítimo intenso.

Outros ismos menos conhecidos são o de Bolbs (que liga Gibraltar com a parte continental da Espanha), o de Tehuantepec no México e o de Carlos Ameghino na Argentina.

Outros acidentes geográficos com certa semelhança ao istmo

O canal é um estreito natural que permite a conexão entre dois lugares. Quando falamos de duas massas de água próximas, o ponto de união é conhecido como estreito. A península é um pedaço de terra unida a um continente por uma só parte.

O istmo na anatomia humana

As características dos istmos são extrapoláveis para a anatomia humana. Por esta razão, na cavidade bucal, há os chamados istmos das fauces. O mesmo acontece com a glândula tireoide próxima da traqueia, com o istmo da tireoide e com istmo cerebral no encéfalo.

Imagem: Fotolia. Atropos

Relacionados:

  1. Ilhota
  2. Pangeia
  3. Plataforma Continental
  4. Ecorregião
  5. Ilha
  6. Continente
  7. Espaço Geográfico
  8. Estado Multiétnico
  9. Faixa de Gaza
  10. Oceano